5
1.84K  11/01/2018 04h31

Notei que algumas pessoas aqui do site reprimem qualquer ideia de ciúmes nas perguntas/respostas das pessoas. Falam logo coisas do tipo "não tem fé no seu taco?" Ou "tenha mais autoconfiança ".

Vcs pensam mesmo assim? Acham anormal sentir medo de perder a pessoa que gosta pra outra?

Concordo que temos que confiar em nós mesmos e na pessoa com quem estamos, Mas... existem milhões de parceiros em potencial pra cada um, vc querendo ou não, existe SIM alguém lá fora que é melhor que vc e que se adequa melhor ao seu parceiro. Sentir um pouco de ciúmes, ao meu ver, é inevitável e saudável até, mostra q vc se importa o suficiente com a pessoa ao ponto de temer perdê-la e que tem consciência dessa realidade de que não é o único q poderia fazer ela feliz.

Não quero criticar ninguém que pensa diferente de mim, só quero entender mesmo pq essa demonização do ciúmes.

E vale frisar que falo disso em doses homeopáticas, não do tipo doentio que vemos nos jornais.

entre na sua conta para poder responder.
elas perguntam
10 12
eles respondem
27/12/2016 19h56
Até curti sua questão pela importância do tema. Mas sua justificativa, que foi boa, é falsa, cai no senso comum.
Ter ciúme não tem nada a ver com se importar. Tem a ver com uma distorção dos sentimentos que envolve uma relação. Por falta de comunicação, transparência e confiança, de ambas as partes, o ciúmes surge para combater o que acreditamos estar dando ou recebendo serem insuficientes.
Não tem nada de positivo nesse sentimento.
Todas as pessoas são capazes de amar e serem amadas suficientemente, inclusive o ciumento doente, acontece que algumas situações da sociedade servem de gatilho pra isso, e sair desse ciclo não é simples.
anônimo
anônimo
27/12/2016 21h19
Ciúmes é uma coisa natural na maioria dos seres humanos, uns controlam melhor e outros não, se eu não me engano é a serotonina no sangue...O perigoso é se esse ciume se tornar uma coisa doentia, se ele for extremo, se a pessoa ficar paranoica com as situações, ou se a pessoa for insegura isso agrava ainda mais o ciumes. O ideal é procurar um parceiro que te passe segurança, e sempre cuidar bem da saúde mental.
anônimo
anônimo
27/12/2016 20h08
Ciúmes é inevitável. Porém, ninguém é dono de ninguém. Tenha autocontrole sobre seus impulsos ciumentos, pois é um saco. Um pouco não faz mal, chega até ser fofo e é saudável, mas quando a pessoa que está enciumada fica brava, é falta de confiança no taco sim.

Se eu ficar com ciúmes, por exemplo, já deixaria bem claro. Não iria reprimir, muito menos usar esse sentimento contra a mina... Ela é livre. Enfim.
anônimo
anônimo
27/12/2016 19h39
Boa questão. Ao meu ver as pessoas ligam ciúme a insegurança, que é vista de forma extremamente negativa. Dada essa relação íntima entre os dois, é natural que haja uma visão distorcida deste sentimento, pois a insegurança também é demonizada. Edito mais tarde pq responder no cel anda terrível e queria deixá-la marcada.
anônimo
anônimo
27/12/2016 19h32
porque ciume é doença
27/12/2016 19h57
Em um relacionamento sério, até um pouco de ciúmes ta beleza...

Mas infelizmente a maioria das pessoas não tem controle no ciúmes e isso acaba se tornando negativo, por isso a maioria hoje reprimem o ciúmes, pq os casos de término por causa de ciúmes, são muitos.
anônimo
anônimo
10/01/2018 19h17
Pq o mundo tá chato demais e as pessoas querem cagar regras na vida dos outros.
27/12/2016 20h47
Ciúmes é uma insegurança sobre algo que vc não tem. Logo, pode procurar por tratamento.
Eu acho que a pessoa com ciúmes precisa primeiro aprender a amar a si mesma e entender que ninguém é uma posse. Mas é só opinião. Ninguém precisa acreditar ou seguir.
Editando....
Ainda veio algo a minha cabeça:
O ciúmes para as mulheres muitas vezes é tratado de um modo; mexendo nas coisas do cara, criando perfis falsos pra conversar com ele, olhando celular, etc... (não é regra)
E ciúmes pra homens normalmente termina assim ohhh: http://migre.me/vNq1Y
De diversas maneiras e contextos. Achar que o outro é uma posse é uma grande merda em nossa mente.
anônimo
anônimo
10/01/2018 19h16
Pra quê/qual o propósito de firmar compromisso com algo que não é seu?
11/01/2018 00h09
Todo mundo tem a insegurança e o medo de perder, agora basta você controlar isso, e há quem consiga e os que não o sabem.
elas respondem
28/12/2016 10h23
Ciúme é insegurança, e é normal sentir-se inseguro às vezes. Torna-se patológico quando a frenquencia e intensidade extrapolam
Eva
27/12/2016 20h01
Não acho que o ciúmes é algo saudável, nem algo que deva ser supervalorizado, muito menos acho que ele deva ser desvinculado da insegurança, até pq uma pessoa completamente autoconfiante não teria motivos para sentir ciúmes. Por outro lado não o classificaria como doença ( com exceção dos extremos) pra mim é como a raiva, é normal de se sentir mas não nos faz bem nenhum. E sim, sou ciumenta! ( e nunca me senti bem nas vezes que esse sentimento me abordou, então não tem como dizer que esse troço é bom) quanto aos conselhos que vemos aqui do tipo "tenha fé no seu taco" e semelhantes, não dá pra levar tão a sério, dando conselho todo mundo é suficientemente autoconfiante e cheio de amor próprio, mas na prática...
anônima
anônima
27/12/2016 21h05
Não gosto de ciúmes tanto vindo da minha parte quanto dele. É claro que vem aquela pitada de insegurança as vezes, ai é o momento de vc analisar com consciência se aquele sentimento tem um motivo plausível ou se é pura insegurança sua.
Ciúmes é um descontrole emocional, se houver profissionais da área por aqui podem explicar melhor do que eu, mas pelo saldo de uma relação ciumenta, vejo que é mais maléfico do que o contrário e não demonstra cuidado como vc citou. Quem ama cuida, respeita e dá espaço pro outro respirar. Prezo muito por minha liberdade e não me adapto a relacionamentos que preciso me justificar o tempo todo, mostrar celular, passar relatório, mandar localização...isso é uma tremenda falta de respeito.
Se não confia na pessoa, não se relacione com ela, simples.
Se acha que lá fora tem gente melhor do que vc, seja vc uma pessoa melhor a cada dia. O outro tem o direito de ir quando quiser, ninguém é obrigado a ficar com vc só pq vc quer. Se achou alguém melhor (o que é difícil) porta da rua é serventia da casa.
Hi_
27/12/2016 19h48
Eu tenho ciúmes, e deixo bem claro, mas isso não quer dizer que eu não confie em meu parceiro.
anônima
anônima
27/12/2016 19h48
Disse tudo o que eu penso. Tive meu relacionamento terminado por eu ser ciumenta, mas a única coisa que eu queria era sentir segurança. O cara não me fazia sentir importante, nem a pessoa que era suficiente pra ele. Sempre o via falando e admirando meninas que tinham muito potencial pra ser melhores do que eu, e ele só justificava com "se fossem melhores, eu não estaria com você", mas acho que não custa nada demonstrar um pouco mais e dar segurança ao outro. Eu mesmo sempre o mantive seguro, nunca dei motivo pra achar que não era importante, mas quando eu quis o mesmo, fui taxada de louca e de que tinha ciúme do que não exisitia. Logo fui demonizada e a merda acabou... Enfim, mas concordo com o que você disse.
anônima
anônima
27/12/2016 20h29
Por que uma pessoa muito ciumenta consegue fazer da vida do parceiro um inferno com a sua obsessão.
28/12/2016 13h13
Depende do nível de ciúmes.Ciúmes doentio faz a pessoa praticar atitudes fora do normal.Já tive namorados obcecados que deixaram o ciúmes tomar conta deles a ponto de querer me fazer mal.Por isso existe a tal "Demonização".Quando se fala nessa palavra 'ciúmes',logo imaginamos uma pessoa totalmente desequilibrada que é capaz de qualquer coisa,até mesmo de matar movida por esse sentimento.Existem pessoas que ficam foram de si e perdem a noção da realidade,e a única motivação é a Insegurança e medo de ser trocado(a) por alguém que pode ser melhor em vários aspectos,inclusive na beleza.
27/12/2016 20h24
Eu demonizo e mto.
Como assim ha pessoas lá fora melhores do q eu?
Linda.. se ele ta cgmo e eu tô com ele...N há ngm no mundo melhor do q eu ou do q ele.

Então essa coisa de ciumes n tem vez cgmo..Odeio ciúmes..Pq ele pode estar com qualquer pessoa, mas se tá cgmo e age como tal, n tem pq eu sentir essa merda.

Em uma relação deve haver confiança se há a ausência dela n vale a pena viver a dois.
anônima
anônima
27/12/2016 19h49
Concordo em tudo o que você disse, em absoluto. Ciúmes é um sentimento tão normal quanto a alegria, tristeza, medo, etc., faz parte da natureza humana e só se torna anormal quando ele se torna doentio, assim como esses outros sentimentos citados quando em excesso torna-se caso patológico.
Ciúmes de alguém que gostamos é algo gostoso de sentir, é uma afirmação do gostar, e eu sinto mesmo, só tento me policiar para não sair do aceitável.
Parabéns pela análise ;)
11/02/2017 17h57
Eu sou ciumenta mais não pq não confie no meu parceiro.
anônima
anônima
28/12/2016 13h20
O meu ciumes não é medo de perder não, é só que é meu porra, não meche rs brincadeira. Só não gosto se a outra tiver demonstrando muito interesse e muito contato fisico, de resto pode fazer o q quiser, até sair sozinho, eu não sou a mãe dele...
11/01/2018 04h31
Graças ao ciumes do meu ex namorado, me tornei uma pessoa quase sem auto estima, quando sei que na verdade ele é que era muito inseguro...
anterior
Meninas, digam qual é a sensação de vocês durante um orgasmo!
próxima
Por que muitos homens tem nojo do sexo oral?