4.6K  24/11/2018 13h24

Me perguntava várias vezes sobre o fato do nosso país nunca atingir o ápice desses países e me veio na cabeça uma coisa: o brasileiro não gosta de estudar, não gosta de criar, não pensa em fazer cursos que venha a ter uma importância significativa para o desenvolvimento do nosso país. Se formos analisar, o nosso país não predomina ciências exatas, engenharias, uma medicina avançada, tudo o que fazemos é replicar ou comprar produtos e equipamentos de outros países para usarmos aqui. Agora o que a maioria da população brasileira faz? Enquanto o nosso país colocar a literatura e as artes como fator principal dentro da nação, ele nunca será um país desenvolvido. Precisamos de mais engenheiros competentes, mais médicos competentes, mais professores que ensinem disciplinas que venham a contribuir com a melhora e crescimento do país. Enquanto o brasil tiver aquela visão como teve no tempo das escolas literárias, seremos sempre a sombra dos países desenvolvidos.

eles perguntam
21 25
elas respondem
anônima
04/04/2017 16h50
Primeiro, não dá pra comparar os EUA com o Brasil, até porque se você procurar saber, vai ver que diferenças gigantescas na formação desses países.
Começando pelo fato dos EUA dizimou sua população nativa seja diretamente ou indiretamente, no Brasil tbm ocorreu isso, mas nada que posso ter mudado o romo da história... Então, entes de tantos índios morrerem, eles eram a maioria da população americana junto com os escravos, só que em um determinado momento o contexto mudou e a população de europeus era maior que de índios e escravos, enquanto no Brasil os descentes de índios e negros ainda eram a maior parte da população (e ainda é).

Agora compare esses povos... Os europeus eram normalmente pessoas alfabetizadas, com estudos, e os descendentes de índio e escravos, obviamente, não.

Veja só, enquanto a maior parte da população dos EUA era de pessoas com estudos e uma menor de pessoas alienadas, no Brasil era o contrário.
É claro que o Brasil já teve diversas chances de mudar esse cenário durante sua história, ampliando e melhorando os estudos, mas comparar o Brasil com os EUA não é justo, pois mesmo se o Brasil tivesse melhoraro há uns 100 anos atrás ainda estaríamos bem longe dos EUA.

Essa explicação que dei vale pra muitos países como Argentina, Austrália, Chile, países bem mais desenvolvidos que o Brasil e vale até para o sul do Brasil onde tem uma maior influência européia e tem um IDH bem alto comparando com o resto do Brasil.

Se quer comparar o Brasil, compare com a Colômbia, México países que tiveram uma formação paracida com a do Brasil, não países que deste o princípio foram bem administrados ou com uma história milenar como o Japão.
04/04/2017 10h55
Vamos lá,
Primeiramente o Brasil é cem anos atrasado de acordo a tecnologia e desenvolvimento segundo os países citados, o brasileiro está em uma fase de desenvolvimento muito grande passando por uma transição social. Com isso o poder críticos de jovens e adultos estão ganhando ênfase na sociedade.
De acordo com a insinuação de que o compramos dos países por que não temos capacidade.
Então técnicos, doutores e cientistas brasileiros estão sendo fortemente contratados nos na Alemanha, Russia e EUA para desenvolver remédios que podiam ser produzido no Brasil porém o Governo não investe nessa área por que diz ser mais lucradouro comprar de outro país sendo que 70% dos remédios de importância e produzido por base de plantas da Amazônia. O Brasil vende um cipó que somente e produzido na nossa floresta por 1,20 o metro ele e transportado para Alemanha onde os cientistas Brasileiros produzem o remédio e que volta para o Brasil por 580,00. Se conseguirmos políticos que se preocupam com isso podemos avançar em pesquisas e muito mais. Porém é só mais um assunto que é escondido por baixo dos panos no Brasil
anônima
26/05/2016 07h27
Contexto histórico. País colonizado por idiotas, que nos tirou proveito por séculos. Depois, divido em duas classes: pobres (trabalhadores e escravos) e ricos (os senhores, aproveitadores).
Brasileiros são feitos de idiotas desde o primórdio, o costume foi passando pelas gerações, uns tornaram-se aproveitadores enquanto os outros continuavam a serem explorados.

Além do que a democratizaçao aqui é quase um bebê, diferente desses outros países citados, nós estamos muito atrasados.
30/05/2017 21h10
O Brasil tem uma história diferente, valores diferentes, organização diferente, território diferente, pessoas diferentes, investimentos diferentes e até "idade" diferente kkkk. E inclusive, Japão e EUA são bem diferentes entre si...

Dentro das ciências humanas economica e política não existe certo ou errado, pior ou melhor, existem necessidades e interesses mutáveis de seres racionais/"irracionais" (nós kkkkk) q a depender do momento vão ou não ser suprimidas, das mais variadas formas. É fato q falando de qualidade de vida (fim das tecnologias) o Brasil "perde" pra esses países, mas mesmo q mude, assim como Japão e EUA são diferentes o Brasil será diferente. Pessoas são complexas, relações são complexas, quanto mais um país...

A "culpa" não é exclusiva do povo brasileiro, diversos fatores históricos, sociais e culturais culminam nessa falta de interesse de q vc fala. Claro, cada um tem sua parte mas é difícil ensinar francês pra pessoa e querer q ela fale italiano não é mesmo?

Seria o "crescimento" do país visto como uma necessidade? O q é crescer? Quem decide isso? Não são as pessoas a alma da nação? Não é o crescimento das pessoas o mais importante e o do país consequente deste, ambos num ciclo de ação e reação? Quem está subjugado a quem, o homem ou o capital?

O q vc pode fazer, o q cada um de nós q temos a oportunidade de enxergar essas questões podemos fazer é agir no nosso meio pra q aqueles a nossa volta abram os olhos. Eu acredito q a educação é o primeiro passo a ser dado, e o mais importante, e ele acontece não só numa sala de aula, acontece em nossas casas, entre nossos amigos... as necessidades estão aí, vc sabe disso, o Brasil tem potencial pra ser muito melhor PARA TODOS, vc sabe disso. Pare de apenas reclamar, pare de menosprezar a SUA cultura, seja exemplo, estude e replique. Comece por vc.

P.S.: não quero aqui insinuar q problemas como a desigualdade vão desaparecer, mas eles podem SIM ser amenizados. A um capitalismo mais humanizado.
anônima
04/04/2017 11h06
Japão e EUA investiram/investem pesado em educação. Aqui no Brasil, estamos diante de uma reforma do ensino medio, provavelmente, para formar mão de obra barata. Alem disso, A maioria dos brasileiros é de analfabetos políticos, dada a precária educação. Logo, é extremamente fácil iludir ao lançar qualquer discurso que a população queira ouvir.
anônima
26/05/2016 00h09
É isso que a esquerda nos ensina. O Brasil tá assim por causa da esquerda no poder.
anônima
04/08/2018 08h33
Se não curte o BR, então vai-te embora.
26/05/2016 13h09
Cara parabéns pergunta excelente ...a culpa como disse é dos brasileiros que não serão igual americanos e japoneses se dá importância dimais a banalização......

Fique com Deus.Converse com ele:)
30/12/2017 10h52
Por causa dessa cultura, esses costumes horriveis que foi apurando na populaçao do país... Ah como eu detesto o "jeitinho brasileiro". Por causa da desonestidade infiltrada na populaçao em geral. Sinceramente nao acredito na mudança desse país pra melhor. A grande maioria ta metida em corrupçao, consumido pela ganacia e egoísmo. Se tirar quem está no poder, vai entrar um que rouba menos ou mais, sei la, mas vai continuar roubando, e vai comprar outros... Policiais fazer conchavo com bandidos... Toda essa sujeita ta impregnada na populaçao. O brasileiro, a grande maioria é sujo, corrupto e ganancioso. Coisa de cultura, de costume, lamentavel...
anônima
26/05/2016 14h30
Por causa desses governantes e por causa desse povo acomodado que não pensa e não se esforça em crescer, só sabem fazer filhos e se fazerem de coitados pra receber bolsa família.
anônima
16/09/2018 06h32
Pára de ser putinha de gringo, seu cachorro vira-lata!!! O que você está fazendo pra mudar o que te incomoda? Ou você só sabe ficar resmungando na internet que o país é uma bosta?
anônima
27/10/2018 12h29
Na minha opinião não é culpa do brasileiro. Me corrijam se eu estiver errada, mas na minha opinião o Brasil ainda é um país de exploração, porém agora são os próprios brasileiros que nos exploram. Os políticos roubam o dinheiro, ganham salários exorbitantes, e não investem nas áreas de crescimento do país (educação, tecnologia, cultura, etc...). Eles não se interessam em ter um projeto para tornar o Brasil uma grande potência.
É difícil a população se interessar quando nem por mesmo da parte dos políticos tem investimento nisso. As mensalidades das faculdades são caríssimas, pra conseguir de graça é necessário um grande esforço, geralmente tendo que pagar cursinho (que também são caros) e mesmo assim não tem oportunidade pra todos.
Até o ensino público é ruim, muitas vezes nem tem professor, assim é difícil se interessar pelas matérias.
anônima
27/10/2018 12h05
Se o Japao fosse tão bom, nao teria índices altos de suicídio...
16/09/2018 04h44
Como não? Já temos um Donald Trump... É alguma coisa.
26/05/2016 07h54
Porque estamos falando de Brasil. Que nunca será um eua da vida
anônima
04/08/2018 09h38
O governo tá cortando verbas pra pesquisa. Eu teria pós doutorado hj se fosse mais acessível.
Ainda correm o partido que deixou mais acessível a educação em nível superior.
anônima
04/08/2018 08h40
Cada país pensa no cidadão que quer ter, infelizmente, o nosso estimula a criminalidade, pois, este é o defendido. Acredito que além da nossa história de exploração, exista o apoio estrangeiro e interno que impeça a melhoria do país. Não tem como salvar um povo dele mesmo sem que ele queira!
04/08/2018 08h30
Porque infelizmente o Brasileiro ja nasceu de uma raiz corrupta desde que João VI colocou os bandidos de Portugal aqui. E foi ai que nasceu a corrupção e os esquerdistas ladrões. Por isso que o Brasil nunca será igual a estes como EUA e o Japão. Como queria que fosse. :(
04/04/2017 10h36
A colonização no Brasil já começou erroneamente. Acho que a história do nosso povo tem a ver com o contexto histórico sim. Os EUA não é um país tão antigo, vários fatos históricos batem com o nosso país em relação ao tempo/datas, nós poderíamos estar no mesmo nível deles. É claro que isso não serve de desculpa para continuar errando hoje em dia, já retratei isso em redações na época do vestiba, mas eu acredito que o jeitinho brasileiro vem se arrastando desde a antiguidade.
04/08/2018 00h41
por causa da população
04/08/2018 00h10
Por causa dos próprios brasileiros hahhaha
eles respondem
30/05/2017 20h03
Enquanto tiver tantos brasileiros que sofrem de Complexo de Vira Lata, que a culpa é dos políticos ou dos portugueses não rola!

Seja a mudança que você espera do mundo!
anônimo
04/04/2017 12h49
Japão é uma merda só pra te lembrar.
anônimo
08/09/2017 09h41
Eita complexo inferioridade.
Os Eua são mais corruptos que o Brasil, torram 700 bilhões de dólares em despesas militares desnecessárias.
O Japão e os Eua são Estados insolventes. Os Eua ainda controlam a emissão de dolar sem lastro
A Lava Jato é instrumento de guerra de 4 geração dos americanos contra o Brasil. Veja estes sites:
www.brasil247.com.br
www.jornalggn.com.br
www.vermelho.org.br
www.resisitr.info
Se vc só ver globo, veja e folha de sp, ficara robotizada.
04/04/2017 04h35
Um dos problemas do Brasil tá na educação que nao faz seu papel a ponto de pessoas escreverem textos bostas como esse seu. Problema do Brasil é o brasileiro? Então fudeu né fio, não tem o que fazer só aceitar. Brasil prioriza artes e literatura? Kkkkkkkkkkkk que mundo que vc vive? Todo mundo que quer viver de arte prefere sair daqui justamente pela falta de incentivo e oportunidades. Brasil tem um povo extremamente criativo, é só querer conhecer as músicas daqui que vc vai perceber isso (não tô falando de funk e sertanejo universitário, nd contra mas não é no que baseio meu argumento).
A real é que é um país que sempre foi explorado e que até hoje tem tendência a continuar sendo
anônimo
16/09/2018 02h29
Porque é um país de bandidos. 7 funcionárias da minha prima já roubaram ela. Entra uma e sai outra no final sempre ela é roubada. Esse povo merece os governantes que tem
04/08/2018 10h00
Penso diferente cara....no Brasil o q planta dá, temos um solo muito bom, n temos problemas com frio ou gelo, terremotos e desastres naturais como outros Países...o brasileiro é criativo, até um camelô ou vendedor ambulante é criativo....porém o brasileiro n é valorizado....vc pode tocar violão, cantar, ter uma voz linda, dançar....e nunca será a mesma coisa de um artista dos Eua.....aqui fazemos novelas durante o ano todo e com ótima qualidade....mais são os filmes dos norte americanos q lucram e é sucesso....Nós temos grandes escritores, poetas, filosofos, e muitos acabam em uma terrinha em interior, ilha, ou lugar q o nível intelectual dele n seja aproveitado.....atualmente Portugal esta pagando e chamando para brasileiros trabalharem por la.....pois o povo de la estão migrando para Países proximos.....para se ter uma ideia....um pedreiro ou camareira por la ganha muito bem e todos tem veículo proprio......por ai nós vemos q o problema esta na valorização do profissional!
04/08/2018 06h23
Há possibilidade de escrever cem livros sobre isso. Mas vamos a um ponto central e básico: o Brasil não pegou o trem da história. Os outros dois citados pegaram.

Existiu um período da História humana em que o Capitalismo se expandiu pelo mundo inteiro, e houve uma explosão industrial, permitindo que as populações aumentasse drasticamente e passassem a viver nas cidades ao invés da imensa maioria das pessoas trabalharem a terra pra comer, que era a vida humana desde os primórdios.

Nós não demos bola pra isso. Continuamos plantando. Se dependesse dos donos do poder, ainda etsraimos plantando e vendendo café com os escravos fazendo o trabalho. Até hoje o Brasil só é rico graças a dádiva divina da terra. O resto é um lixo atrasado.

Nossa industrialização foi tardia e patrocinada pelo Estado. Nossa urbanização foi violenta e atrasada, criando o caldo necessário pra esse monstro que é a miséria urbana e a criminalidade.

Esse é o Brasil.

Não dá pra voltar no tempo.

O desafio pro futuro é enorme e graças a Deus eu não tenho vocação pra política.
anônimo
25/05/2016 22h25
27/07/2018 14h59
Entendo, mas é proposital, somos educados para continuarmos sendo um quintalzinho de 3°mundo...a culpa não é do incentivo da literatura ou de artes, o problema é que não temos feito o que é necessário de verdade para melhorar a educação neste país, e assim vamos ficar sempre na lanterninha mundial.
anônimo
26/05/2016 09h49
Só posso te dizer uma frase de um grande filósofo deste século: i will never say never.
anônimo
04/04/2017 07h57
Beleza fera, sabe por que nunca seremos EUA ou Japão? Porque somos Brasil, e ponto.
Única coisa que podemos chegar mais próximo, é a forma de economia livre, capitalista ao extremo.

Mas pense um pouco mais fora da casinha, Japão é exceção e já vou explicar o motivo.
Somos adaptáveis ao ambiente e as coisas contemporâneas. Se num lugar a vida está "fácil", pra que raios tanto esforço se não é necessário? Ainda mais num país como o nosso, onde sofreu tanto pela escravidão e tals. O Estado brasileiro não foca na sua população, e disso, vem consequências como: Jovens desinteressados pelo estudo, cultura depravada, conceitos onde bunda&peito vem antes de um sexy cérebro, professores doutrinadores, etc etc etc etc

Todo país desenvolvido, investiu num momento da história em suas tecnologias, no aprendizado das escolas, importou conhecimentos/técnicas/pessoas de outras culturas, para assim, seu crescimento ser eminente. EUA por exemplo, você acha que toda mente pensante por lá é de fato norte-americana? Engano seu, o que mais tem por lá é Alemão, Sueco, japonês, chines ... Eles importam pessoas habilidosas para a evolução do país. O capitalismo é lindo, não? A economia livre transcende culturas e faz com que um simples lápis de escrever envolva vários países(Como? Matéria prima, chumbo, madeira, tinta, etc).

O Brasil precisa perder esses laços sul americanos e começar focar em si, pois essa influencia neo-socioalista-comunista não rola. Essas migalhas que o povo tanto está reclamando como: inss, sus, bolsa-nãoseioque, etc, é tudo esmola. Acha mesmo que o povo precisa de esmola ou condições de crescer na vida? Mesmo que comece baixo.

Quando o país privatizar boa parte dos serviços públicos, como colégios, linhas de transporte, âmbito da saúde, o bagulho vai pra frente.

A coisa vai melhorar, com reformas no ensino médio já é um começo, na previdência então nem se fala, NECESSÁRIO.
anônimo
03/08/2018 22h02
Pq nos EUA empresário é herói, aqui é bandido; meta de estudante lá é abrir uma empresa, os daqui, prestar concurso e mamar numa teta. Isso aqui será sempre atrasado e sem futuro.
26/05/2016 09h14
Os EUA pode ater q seja (daqui uns 50 anos ) agora um Japão ou Noruega ou Dinamarca da vida (1000 anos no mínimo )
anônimo
26/05/2016 15h01
Infelizmente tenho concordar com vc amigo.... O nosso pais é uma vergonha vou para a Austrália quando ficar rico kkk
anônimo
25/05/2016 22h32
concordo em parte com vc anônimo! :)
04/08/2018 10h04
Porque o Brasil não tem bomba atômica. Engraçado que vejo um monte de Brasikeiro fazendo o que vc falou e não indo pra frente por falta de portunidade e o país que não ajuda em nada e só rouba. O Problema do Brasil é os governantes corruptos filhis da puta, a roubalheira no governo e o país desigual. Cidaďão Brasileiro tenta e não consegue só isso.kkkk
anônimo
24/11/2018 13h24
Muito disso é culpa da esquerda liderada pelo PT.
anônimo
27/10/2018 13h06
Porque ainda existem trouxas qeu caem no conto de fadas do PT, e ainda defendem cegamente, não ve um erro se quer no PT..Ta cheio de video falando, o lula falando, deputado do PT falando claramente...''o povo é burro, ignorante''....tem lula dizendo, que sempre admirou hitler, a anos atrsa ele sempre falou que admira, é igual a anta do haddad, que finge demencia pra todo lado, mas tem idiota que defende, cegamente, e acha que ainda ta certo, quer bancar o foda discutindo e defendendo o pt..tem mais que se foder mesmo...
27/10/2018 12h56
Tem tudo para ser melhor, mas o governo nao quer, e o povo é burro
27/10/2018 11h56
Acredito que o Brasil no futuro será o melhor país do mundo, porém acho que vai levar no mínimo 200 anos
anônimo
27/10/2018 11h02
O brasileiro só pensa em encher a cara, dar uma de playboy farrear.
anônimo
26/05/2016 04h48
Por causa dos políticos, corrupção, falta de investimentos em infraestrutura e tecnologia etc.
anônimo
03/08/2018 21h49
Cultura!!
04/04/2017 04h32
Na minha opinião é por causa da corrupção... Em todo canto tem corruptos
anônimo
30/05/2017 21h21
Porque falta ao Brasil interesse e vontade, tanto do povo, como do governo. A educação é ruim, a mão de obra é fraca, o que explica a falta de uma infraestrutura eficiente.
É muito difícil mudar isso, mas acredito que o primeiro passo é investir em educação, mas mesmo assim, os resultados vão demorar muito para aparecer, talvez, nós não estejamos aqui pra ver.