O homem de uma forma geral necessita de conhecimento, muitos essenciais para nossa existência. Mas, em que ponto vale a pena conhecer apenas o necessário para sua vida (aquilo que você vai usar) e em que ponto vale a pena aprender sobre as coisas gerais, apenas por aprender, sem uso algum, relevância apenas intelectual. Isso vale a pena?

eles perguntam
2 1
elas respondem
anônima
21/07/2016 00h57
Acho difícil estabelecer um limite para o "conhecimento necessário para a existência", uma vez que não se sabe o dia de amanhã nem quando vamos precisar daquela informação para sair de alguma situação difícil.
Sobre o "conhecimento mais intelectual", acho importante por abrir nossa mente para novas ideias, informar, inspirar e entreter. Isso tudo pode, inclusive, evitar que cometamos erros que outros já cometeram (lendo alguma parábola, por exemplo).
Mas, ainda sobre o "conhecimento intelectual", tem que ter certa cautela com ele e procurar filtrar, já que temos informações e produções do tipo sendo feitas a todo instante. Para exemplificar, lembro de um personagem do livro "A cidade e as serras" (acho que era assim), no qual um dos personagens recebia informações atualizadas do mundo todo e tinha inúmeros títulos de livros e invenções na estante, mas não conseguia aproveitar tudo isso, e tudo só o angustiava mais.
Enfim, concluindo, acho que todo conhecimento adquirido é válido, mas a busca dele tem de ser moderada.
21/07/2016 01h05
Vale a pena sim, pois se vc é amante do conhecimento vc gostará de saber mais e mais, e claro que um dia alguém pode perguntar algo e vc se for alguém muito informado saberá a resposta. Sem falar que o simples fato de conhecer já é gratificante, pois se está a cima da maioria, vc torna-se de qualquer forma alguem diferente da maioria.
eles respondem
21/07/2016 00h02
Se essas coisas gerais não te interessam e tu acha que não vai ser de nenhum uso, então não tem pq aprender.. mas da exemplo dessas coisas gerais, pq eu não consegui entender direito..