Brasil, um país de asnos!

Não usemos de meias-palavras: o Brasil está emburrecendo, ficando mais estúpido e ignorante, de acordo com todos os rankings internacionais que medem as capacidades cognitivas dos nossos jovens.

Burrice, estupidez e ignorância são processos cumulativos. Ou seja, elas não vêm de hoje, nem de ontem ou de anteontem. Vêm de décadas.

O último ranking internacional que mostra como somos um país de asnos é o teste do Pisa que avalia pensamento criativo de adolescentes de 15 anos, cujos resultados foram divulgados hoje. Foi a primeira vez que esse ponto foi abordado pelo programa internacional de avaliação de alunos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Entre 64 países, ficamos na 49ª posição, na mesma zona de classificação vexaminosa do Peru, da Arábia Saudita e do Cazaquistão, entre outros celeiros de inteligência e conhecimento.

O teste de pensamento criativo não exigiu do adolescente que fosse um Einstein, apenas que ficasse um ou dois degraus acima de quem tenta tomar sorvete de casquinha pela testa.

Tratava-se de escrever um texto sobre a importância das abelhas, dar sugestões para uma biblioteca ficar mais acessível a pessoas com deficiência, desenhar um pôster sobre o espaço e escrever um diminuto diálogo entre o planeta Terra e o Sol ( seis balõezinhos de história em quadrinhos).

Fonte: metrópole

O que acha dessa constatação?
anônimo
anônimo
18/06/2024 23h42

E esse jornaleco acha que tá ajudando. As coisas só vão melhorar quando reconhecerem o

valor de uma aristocracia natural e abandonarem essa ideia defunta, de fracassada que é, de democratizar o acesso à educação. Formam-se cada vez mais profissionais analfabetos com políticas de aprovação automática e inserção de imbecis no ensino superior. Diploma não vale mais bosta nenhuma. Doutores de filosofia que NADA sabem sobre filosofia da ciência ou epistemologia. Fodam-se as abelhas e a acessibilidade. Os próprios instrumentos avaliativos desse teste aí já são concebidos ideologicamente e partem de um conjunto de valores específicos de uma visão de mundo, sendo, portanto, inúteis. Foda-se a conscientização. A última coisa de que precisamos é de pessoas sendo spoonfed, que recebem coisas de mão beijada. Estude quem quiser, em vez de manter essas diretrizes falidas que ditam a todos a necessidade de ir para a escola. O único efeito concreto e mensurável da democratização é esse: quem é bom se torna invisível em meio aos preguiçosos inúteis.