anônimo
anônimo
06/07/2024 07h53

No governo do Lula (2003-2010), muita gente saiu da pobreza com programas como o Bolsa

Família. A economia cresceu bastante, com mais empregos e um PIB maior. O Brasil também ficou mais importante no cenário internacional e participou mais de grandes encontros globais. Além disso, mais jovens de baixa renda conseguiram entrar em universidades e institutos federais.

Por outro lado, o governo Lula teve muitos escândalos de corrupção, como o Mensalão, envolvendo pessoas importantes do governo e do PT. A economia cresceu, mas ficou muito dependente da exportação de produtos básicos, o que deixou o país vulnerável às variações do mercado mundial. Em alguns momentos, a inflação subiu e afetou o poder de compra dos brasileiros.

No governo Bolsonaro (2019-2022), foram feitas reformas econômicas, como a da Previdência, para tentar reduzir a dívida pública e modernizar a economia. Também houve investimentos em infraestrutura, com concessões de aeroportos, portos e rodovias para empresas privadas. Na segurança pública, foram feitas medidas e investimentos para melhorar a situação em algumas regiões.

Porém, a gestão da pandemia de COVID-19 foi muito criticada, com muitas mortes e uma abordagem polêmica sobre vacinas e medidas de distanciamento social. O desmatamento na Amazônia aumentou e as políticas ambientais foram vistas como insuficientes ou até prejudiciais, gerando críticas dentro e fora do país. Além disso, a postura polarizadora e os conflitos frequentes com outros poderes e a imprensa dividiram ainda mais a sociedade brasileira.