Qual a lógica de respeitar os idosos só por serem velhos? O que a data de nascimento tem a ver?

Acho patético essa lógica de: "aí, respeita ele pq é de idade" / "pq é um idoso". Com coisa que a pessoa vira um santo só pq envelheceu, sem sentido algum. Se fosse assim, Pedrinho matador se estivesse vivo, Suzane entre outros bandidos famosos irão virar "santos" quando estiverem velhos? Ou, Suzane vai virar uma "Santa imaculada" já que agora é mãe e a figura materna é idolatrada também? Patético.

Eu, como portadora de necessidades especiais que precisei de atendimento preferencial e principalmente do assento preferencial em transporte público que o diga o quanto fui humilhada por velhos se fazendo de vítimas e de coitados por serem "velhinhos" cheio de dores mas com uma língua bem afiada para xingar e ofender.
anônima
anônima
anônimo
anônimo
08/07/2024 12h54

O respeito aos idosos não parte do mesmo pressuposto que o respeito genérico, que devemos

dar a todos que o merecem.

O respeito aos idosos está relacionado à idade porque esta está vinculado ao grau e o nível de experiência de vida que eles têm, e portanto se relaciona à presunção de sabedoria e capacidade de aconselhar e educar.

Eles representam basicamente uma geração que criou e sustentou a sua próxima, sem a qual outras gerações não surgiriam, então literalmente trêm um peso histórico e intelectual. É tipo o povoado de um vilarejo fazer suas cerimônios num templo de centenas de anos. Ele tem essa importância por questões históricas e de preenchimento de significados complexos.