Eu moro há 4 km do meu trabalho, eu vou as vezes de uber, as vezes de ônibus, mas sempre volto de ônibus, com as idas ao trabalho 5 vezes por semana, gasto aproximadamente 220 reais por mês, e qdo preciso de uber ou pra sair, ou pra ir a um médico etc uns 270 reais por mês, o que dá aproximadamente uns 480 por mês somando td com transportes, nesse caso, acha que compensa eu comprar um carro, acha que ficaria mais barato?
Vou te falar uma coisa por experiência própria, carro só vale a pena se você
for literalmente precisar dele para o trabalho, do contrário, é muito B.O. Meu antigo chefe também vendeu o carro dele para juntar dinheiro pra viagens e tal, valeu a pena. O cara ganha bem pra caramba e prefere pegar UBER.Dai você pode perguntar o por quê carro é B.O, simplesmente porque manter um carro é extremamente caro, dependendo do ano do carro e do modelo, um simples conserto pode sair o gasto que você vai ter no mês todo com o UBER.
Ano passado precisei trocar as velas do carro e me custou quase 200, depois teve mais um negócio pra fazer e custou quase mais 200, no ano, eu gastei mais de 1500 reais fora o combustível e as trocas de óleo.
Isso porque nem estou contando IPVA, licenciamento e etc...
Ter carro é bom? É, ótimo. Mas prepare-se para uma baita dor de cabeça também, e não pense tanto que você vai economizar porque não vai, você vai pagar MAIS CARO só pra ter um conforto adicional.
Carro hoje é uma questão de luxo e conforto, não de economia. Se está pensando em comprar um carro só por uma questão de economia, pula fora, agora se o seu foco é luxo e conforto, ok.
O único veículo que compensa comprar visando economia é moto, ai sim você vai economizar horrores, só que nao tem o mesmo conforto de um carro, além disso não tem segurança nenhuma, pode se acidentar feio se cair. Há motos que chegam a fazer mais de 40km com 1l de combustível, TOP.
Há alguns carros mais modernos saindo de fábrica com altíssimo desempenho, mas o preço também é enorme, se o seu poder aquisito for suficiente para cobrir, é uma última opção, tentando equilibrar desempenho, conforto, segurança, e economia.