Alguém proibir os vizinhos do prédio de usar o elevador nesse caso, o que achariam disso?

A pessoa mora com a mãe idosa no 4° andar de um prédio antigo e excelente, mas sem elevador. Apesar de terem muito dinheiro, as duas não querem mudar do apartamento no qual passaram grande parte da vida e que tem vínculos afetivos, e devido às dificuldades de locomoção, propõem na reunião de condomínio a instalação de um elevador, que poderia beneficiar a todos e valorizar os apartamentos, com o custo dividido entre todos. Mas todos os outros moradores do prédio votam contra por causa do gasto e rejeitam o elevador.

Na reunião seguinte, essa pessoa que mora com a mãe e que tem bastante dinheiro, fala que está disposta a assumir os custos sozinha e colocar o elevador no prédio pagando tudo do próprio bolso (e não dá mais detalhes). Com isso, o elevador é aprovado por unanimidade (todos foram a favor) dessa vez.

Porém, após instalar o elevador, essa pessoa em contato com a empresa, coloca restrições (seja por fechaduras em cada andar, ou se não possível, usando um elevador tecnológico que só para no térreo e no andar onde ela mora com a mãe), e com isso impede todos os outros vizinhos do prédio de usarem o elevador pelo qual ela pagou sozinha.
anônima
anônima
anônimo
anônimo
24/07/2024 13h08

O problema é que ela fez alteração em área comum, de uso conjunto. Então, mesmo

pagando do próprio bolso ela não pode impor restrições desse tipo porque ela fez essa obra "no terreno dos outros" por assim dizer.

É como se eu construísse uma lixeira, com meu dinheiro, no terreno do meu vizinho, estabelecendo alguns requisitos, e após a construção simplesmente mudasse esses requisitos impedindo que ele usasse a lixeira. Aí.