A massa de pessoas com TDAH está transformando o transtorno em algo ridículo?

*Falo por quem tem ansiedade ou outros transtorno que se banalizou com o tempo.

Fui diagnosticado a mais de 10 anos atrás e tratei com psiquiatra, medicação e etc. Isso me deixa meio desconfortável quando falo que tenho, porque as pessoas imaginam que seja algo como alguém distraído e ponto.. No meu trabalho tenho um pouco de dificuldades com memória e outras coisas que infelizmente acabo por ter que me dedicar mais, ate em tarefas simples. Enfim, sentem que doenças mentais se banalizaram?
anônimo
anônimo
31/07/2024 07h58

Depende...
Diagnosticado é uma coisa, mas acho que agora as pessoas vão a procura de diagnóstico

pelo "mínimo" e como não tem só um grau do mesmo problema, provavelmente agora somos capazes de ver gente que talvez numa visão geral parecia não ter nada sendo agr diagnosticado.

Agora o que me dá nojo e mete impressão são pessoas que falam "estou/sou autista"/"estou disléxico"/etc pq são distraídos ou cometeram um erro de semântica. Ou as pessoas que inventam problemas pq têm um dos sinais (que geralmente é o mais comum e qualquer pessoa pode ter mesmo sem ter isso) ou que inventam só porque sabem que agora vitaliza.

Acho que o problema é que, ansiedade é para além de um problema um sintoma também e como tem gente que quesitona se as pessoas devem ou não usar a palavra e muitos normalizam por ser uma "emoção", pq podes estar ansioso por algo em concreto mesmo não tendo ansiedade, replicam em autismo etc... Sendo que não tem nada a ver.