Estou com 7 meses de empresa e descobri que meu FGTS não tem sido depositado faz 3 meses

Cobro meu chefe pedindo para ele regularizar ou não falo nada e vou buscar meus direitos?
anônima
anônima
06/08/2024 02h13

A situação do não recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é

uma irregularidade e é importante tomar medidas para garantir seus direitos. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir:

Converse com seu chefe: Inicialmente, é uma boa ideia abordar seu chefe ou o departamento de recursos humanos da empresa. Informe que você percebeu que os depósitos do FGTS não foram feitos nos últimos três meses e peça para que a situação seja regularizada o mais rápido possível. Às vezes, pode ser um erro administrativo que pode ser corrigido sem problemas.

Documente a comunicação: Certifique-se de que qualquer comunicação com a empresa seja documentada. Isso pode ser feito por e-mail ou por escrito. Ter um registro pode ser útil caso você precise buscar seus direitos posteriormente.

Consulte o sindicato ou um advogado: Se após a conversa com a empresa a situação não for resolvida, consulte o sindicato da sua categoria ou um advogado especializado em direito trabalhista. Eles poderão orientar sobre os próximos passos e como proceder.

Denuncie ao Ministério do Trabalho: Se a empresa continuar a não depositar o FGTS, você pode fazer uma denúncia ao Ministério do Trabalho. Eles têm o poder de investigar e tomar medidas para garantir que seus direitos sejam respeitados.

Ação judicial: Como último recurso, você pode entrar com uma ação judicial para exigir que a empresa faça os depósitos do FGTS devidos. Um advogado trabalhista pode ajudar a encaminhar essa ação.

Buscar resolver a situação diretamente com a empresa é o primeiro passo, mas é importante estar preparado para tomar medidas legais se necessário. O FGTS é um direito do trabalhador e deve ser respeitado pela empresa.