Poucos são os que possuem um filtro pra procurar saber da história a fundo, de um contexto, simplesmente acreditam previamente e se tornam formadores de opinião.
Estava vendo a notícia da morte daquele ex-satanista e é incrível olhar os comentários e perceber isso.
Estava vendo a notícia da morte daquele ex-satanista e é incrível olhar os comentários e perceber isso.

anônimo
Ja ouviu falar de Edward Bernays? Ele é considerado (de forma bem estupida e superficial)
como o "pai do consumismo".Não, Bernays não era "o pai do consumismo" era um mestre da manipulação! Bernays era sobrinho do Freud e usou muitos dos conceitos do tio somados aos de outros estudiosos para manipular a opinião publica.
Em uma ocasião a indústria de tabaco estava estagnada e Bernays foi contratado para aumentar as vendas dos cigarros. Na época fumar era "coisa de homem", era feio uma mulher fumar.
Bernays então contratou um grupo de "feministas" para tirar a roupa e balançar os peitos segurando cartazes chamando cigarros de "tochas da liberdade", alegando que os homens não tinham o direito de dizer o que elas poderiam ou não fazer! Se elas "queriam" fumar, iriam fumar e dane-se a opinião do "macho escroto".
Assim, do dia para a noite o cigarro passou a ser um "símbolo da resistência contra o patriarcado" e as vendas explodiram! A metade da população que não fumava passou a fumar as "tochas da liberdade". Esta ai um bom exemplo de como funciona o efeito manada!
Bernays dizia que o ser humano é um animal irracional conduzido pelos seus medos e desejos. Se você conseguir criar uma narrativa que mexa com isso terá o controle sobre as pessoas facilmente.