Já viram como é muito fácil cair numa narrativa e efeito manada?

Poucos são os que possuem um filtro pra procurar saber da história a fundo, de um contexto, simplesmente acreditam previamente e se tornam formadores de opinião.

Estava vendo a notícia da morte daquele ex-satanista e é incrível olhar os comentários e perceber isso.
anônimo
anônimo
08/08/2024 11h21

Tem algumas coisas que são de fato muito fisiológicas e estruturais da psique.

“Teoria da

Conformidade Social” ou “Efeito manada

O filme "O Experimento Milgram" retrata muito bem isso que você quer dizer, são estudos focados na barbárie que o mundo viveu na segunda.guerra mundial. Judeu refugiado Stanley Milgram se concertou no aspecto da violência e tortura, a ideia de que porque torturadores fazem coisas que não condizem com seus valores por pressão social.

Outro tema interessante também é o livro do Theodor Adorno - Educação e Emancipação., em especial o capítulo "Educação Após Auschwitz". Ele descreve bem a reificação (o ato de coisificação dos seres) e a consciência do tipo autoritária.

Mas basicamente é mídia né, as pessoas estão imersas em imagens hoje em dia, a estética do liso se apoderou de todos. A imagem persuade, ela é ardilosa e não exige do fruidor convencimento.

As Artes visuais e educação artística na formação básica, nunca foram tão necessárias. Criamos pessoas que sabem ler e escrever, mas são analfabetos visuais, não entendem o que há por trás da criação de uma imagem e nem o que ela causa no funcionamento neuropsicologico do ser.

Então vemos aí, pessoas que assistem BBB massificados por imagens de marcas, absorvendo a vida artificial e achando que aquilo ali não é tramado e condicionado, a imagem persuade e se transforma em realidade para os indivíduos sem letramento visual.

Chegou a potência da IA que tá fodendo tudo mais ainda, as pessoas são ignorantes, analfabetas visuais demais. Mas arte sempre foi inimiga dos poderosos, arte é crítica, é expansão de conhecimento é criação de empatia e senso de alteridade, os poderosos desse país e do mundo,não querem que as massas ganham esse discernimento.

Ter consciência de classe e de si, sua inserção no mundo é o primeiro passo, há quem diga que isso é comunismo, dêem o nome que quiser. Não há instituição neutra, não há governo neutro ou "centro", não há purismo e justiça, tudo está..