Se o passado é importante e levado em conta para tudo, por que para relacionamento não deveria ser?

Todo mundo que precisa contratar alguém, fazer uma parceria, uma sociedade, convidar para dividir quarto/apartamento, pedir pra ficar de olho em seus filhos, etc leva em conta o passado dessa pessoa. Pessoas com histórico negativo têm uma probabilidade bem maior de repetirem o mesmo comportamento, pois têm tendência para isso (personalidade, criação, cultura, etc).

Se para quase tudo o passado é levado em consideração, porque para relacionamentos não deveria? Relacionamento é algo mais sério e íntimo do que tudo o que foi citado lá atrás, o potencial de danos por má conduta é maior. Então por que justo com relacionamentos esse papo de "passado é passado" costumam aparecer?
11/06/2018 23h35

O passado é importante sim, a questão que acho primordial é a do arrependimento e

da mudança de comportamento.
Eu tenho um grande amigo que tem um passado negro, ja foi chefe da boca, ja fez e aconteceu, mas ele mudou de vida, cumpriu sua pena e hoje é outra pessoa, nesse caso o passado dele para mim é irrelevante.
Nos relacionamentos vale a mesma regra, se a pessoa tem um "passado negro" mas resolve mudar de vida e eu consigo ver nela realmente uma mudança de vida, seu passado é irrelevante.

Agora eu entendo que muitas vezes o passado deixa marcas e estigmas que a pessoa vai carregar por toda a vida, no caso de um relacionamento, o parceiro precisa estar disposta a carregar esse fardo junto.
Penso que para quem ama de verdade isso nao éla muito difícil, mas se é algo que incomoda, o melhor mesmo é pular fora.