Meu namorado é gordo e eu quero ajudar ele

primeiro de td, eu não tenho problema algum com isso pq eu me apaixonei por ele assim (coloquei esse título pra chamar atenção).
o problema é q isso ta afetando a saúde dele. ele tem 1,93 de altura (sim), tem um barrigao (n sei qtos kgs ele tem, mas ele é gordo e eu nao vou perguntar) e não consegue correr/fzr atividades pesadas sem quase faltar todo o ar (além de ele se sentir cansado fazendo nada e também se sentir mal com o corpo dele quando a gente vai transar)

como que eu tento convencer ele de fazer uma academia, um cardio, etc. sem ser rude? ele não tem vontade de nada além de estudar (estamos na faculdade) e jogar videogame no tempo livre. ele gostava de jogar volei, mas nem isso ele consegue mais sem soar muito e ficar todo vermelho, respirando fundo e todo cansado. a gente costumava a sair com muita frequência (namoramos a quase 2 anos), mas desde q ele ganhou peso de uns tempos pra cá parece q ele sente vergonha dele mesmo.

(ps.: eu estudo, jogo, saio com as amigas e vou pra academia. tenho 46kg e 1,55 - se querem comparação).
01/09/2024 23h42

Entenda, o peso dele não é o principal problema, eu também fui obeso, pesava 145kg

com 1.80, hoje peso 115kg com 1.90, indo bastante na academia ganhei massa muscular e a gordura foi indo embora. Mas já pesei 85kg e fiquei bem fraco.

O principal problema dele é psicológico, o cérebro dele de alguma forma entendeu que precisa economizar recursos e estocar energia. Seu namorado deve ter alguma questão psicológica mal resolvida.

Talvez ele cuide de outras pessoas como pais, irmãos e você... E aí o corpo adota um formato redondo, para transmitir estabilidade e conforto. Ou talvez ele tenha algum trauma do passado... Que o leva a uma compulsão alimentar.. tudo isso tem que checar.

Eu vou deixar uma frase de uma das maiores nutricionistas sistêmicas do Brasil, que me impactou muito:

"Você não tem baixa autoestima por que você é gordo(a), você é gordo(a) por que você não tem autoestima"

Ser gordo é uma condição que não necessariamente faz parte de nós, é uma condição. Seu namorado pode sair dessa.