Você concorda com essa afirmação do Cortella sobre a paixão?

"O amor tem como ponto de partida a paixão. Eu sempre digo que alguém que está apaixonado está com a sua razão suspendida temporariamente. A paixão é a suspensão temporária do juízo, ela faz com que você passe por todas as perturbações da alma (...). No meu entender, o amor é a paixão domada."

Aqui ele explica essa frase:
https://www.youtube.com/watch?v=saLbnDJEIWI&ab_channel=CanaldoCortella
anônima
anônima
20/09/2024 17h34

Discordo totalmente. O amor é uma construção, a paixão é um acaso. O amor

jamais vai ter como partida a paixão, paixão é temporaria, egoista, possessiva, impulsiva, tem prazo de validade, amor é construção, amizade, paz, empatia, reciprocidade, é calmaria.

A paixao é ansiedade e inquietude. Um é continuo; outro, passageiro. Você dificilmente vai amar aquela pessoa por quem se apaixona. A paixão é uma emoção autônoma, não se transforma, tem prazo de validade, assim como começa em si própria, ela termina. Ao se apaixonar por alguém, você não vai amar. Trata-se de uma história bonita, relevante, mas sem final feliz. Um mergulho na libido, na atração, na química do encontro.

O amor é um caminho que você faz pouco a pouco, de mãos dadas, entre provações e desafios. Sem a angústia da pressa. Sem o risco de sacrificar a si próprio. Sem a ansiedade do ciúme. Com uma saudade consentida, consolidada e recíproca.

No amor, você sabe o que está fazendo. Na paixão, você não sabe o que está fazendo. O amor constrói, a paixão te destrói.