Penso em ter um emprego mas minha mãe diz que não é necessário. Preciso de conselhos!

Olá pessoal, tenho 19 anos e entrei em uma questão na minha cabeça que está por meses... sempre que há um problema fico aberta pra diversas opiniões e relatos, pois assim consigo observar o problema com outros olhos...

Bom, iniciei a faculdade esse mês e não tenho emprego, penso em conseguir um, porém minha mãe me da conselhos de que não é necessário, por um lado ela está certa, porém existe algo maior por trás... estou saindo da adolescência e me tornando adulta com obrigações, claro que prefiro estudar invés de trabalhar, mas também me preocupo com minha mãe.

Alguns podem dizer que tenho tudo nas mãos por não trabalhar e ter uma mãe incrível como essa e eu concordo com isso, mas acredito que todos se preocupariam com a saúde de uma mãe... ela está doente e recebe um salário mínimo, e meu pai..bom, ele é um problema maior, pois bebe, gasta dinheiro com jogo e causa mal pra saúde dos filhos e da esposa, tenho irmão mais novo e pela primeira vez vi meu querido irmãozinho ter crise de ansiedade por conta do próprio pai que é irresponsável e nn cuida da própria família.

Esse trabalho não é apenas pelo fato de eu querer ganhar dinheiro, mas ss pra ajudar minha querida mãe que sofre todos os dias por enfrentar problemas de saúde e ainda ter depressão e ansiedade, estamos em uma fase difícil, pois largar o nosso pai não é tão fácil assim, ele manipula e minha mãe tem dependência emocional, ela reconhece o problema de ter um homem narcisista e sabe que nn o ama mais, porém a dependência em pequenas coisas, como sustento da casa e etc. são grandes, não consigo vê-la doente de saúde e ter que aguentar tudo sozinha desse jeito.

Ela me diz pra confiar nela, pois msm com o salário mínimo ela obra milagres para dentro de casa, diz que sempre quis uma mãe pra aconselhar de nunca trabalhar e sim estudar e ela me diz que devo fzer isso, devo estudar e nn se humilhar em comércio... Sinceramente, minha cabeça está confusa e isso me deixa perdida em meus próprios pensamentos.
26/09/2024 22h08

minha mãe me da conselhos de que não é necessário, por um lado ela está

certa,

ela está doente e recebe um salário mínimo, e meu pai..bom, ele é um problema maior, pois bebe, gasta dinheiro com jogo

//

Crente que você ia dizer que suas mães tem curso superior, classe média alta, mora em mansão, trabalham em empresa foda, apartamentos e carros luxuosos.

De onde sua mãe tirou que você não precisa de encaminhamento profissional e conseguir renda? Tá sobrando dinheiro de boa? Quanto ela te dá mesada? Ou solta um cartão de crédito na tua mão?

//

ela me diz que devo fzer isso, devo estudar e nn se humilhar em comércio..

Nessa parte eu concordo, comércio vai te sugar completamente, é muita exploração pouco dinheiro e enriquecimento dos donos. Se for trabalhar assim, pega período de natal somente.

//

Sobre emprego, qual o curso que você tá fazendo?

Se cadastra em todos os sites de emprego, vagas.com, Infojobs, LinkedIn, gupy, todos os possíveis e busca estágio na área que você está estudando, ja começa desde já, provável que não te chamem, não vai ser fácil, mas não desiste tenta aí mais de um ano direto enviando candidatura, até mais que um ano, vai atualizando o currículo enquanto vai avançando nos períodos. A melhor coisa que tu pode fazer é conseguir um estagio logo na área que você tá estudando. Você já se liga como é a atividade profissional, ganha um dinheiro que vai ser uma merreca, mas isso vai contar muito se você se formar no curso que tá fazendo.

19 anos é muito muito jovem para ter assertividade na área de trabalho, o mais importante é você saber se é isso mesmo que tu quer trabalhar na tua vida.

Passar em vestibular é fácil, se formar e sair com o papel que é foda, o mais foda ainda é sair com o papel e ver que trabalhar com aquilo não é o que te potencializa.

Boa sorte, parabéns pelo ingresso na faculdade.

Qual curso mesmo?