Sobre relacionamento e término

Namoro a 4 anos, e já vivi mts coisas boas como tb ruins com meu namorado. Smp fui uma pessoa na minha e desde que terminei o ensino médio era mt sozinha e eu tinha apenas ele pra cvs. A gnt smp disse que iria casar e infelizmente a 2 meses atrás cmpms um ap jnts, ele trabalha mt! Desde que nos conhecemos… de terça a domingo e eu queria mt poder sair aos finais de semana com ele, mas no caso dele é só na segunda que está de folga e eu tenho aula e tb trabalho é um dos dias mais cansativos pra mim, já cvs tanto com ele pra ele mudar de área, ele entende mt de computar e tecnologia, mas nunca muda pois ele tem medo do novo, e ele diz que vai melhorar mas nunca melhora, estamos smp distantes. Estou cansada de promessas vazias, estou com medo de casar e me olhar daqui a 4 anos passando pela msm coisa, eu n suportaria. Ele me respeita e me ama, assim como eu tb amo ele. Mas a algum tempo percebi q parecemos mais amigos do que um casal, já faz umas 3 semanas q mal cvs. Irei mentir se disser que minha vida e minhas vntds mudaram a algum tempo, sinto que estou vivendo minha vida com um homem que vive no mesmo estágio sempre,me deem algum conselho?
anônimo
anônimo
30/09/2024 12h41

Da história narrada, parece-me que colocaram o carro na frente dos bois, pois tudo foi

feito ao revés, em especial o fato de irem morar juntos sem antes se casarem, o que já seria um problema, pois você aparenta não ter tanta noção do que significa a vida de casado.

O casamento não é apenas uma cerimônia civil, nem um contrato de duas pessoas: é, antes de tudo, uma prova e confissão de amor perante Deus, ou seja, é como se dissessem para todo o universo "Eu encontrei o meu lugar no mundo, e esse lugar é ao lado dessa pessoa, pois assim servirei melhor a um propósito maior do que os meus desejos egoístas".

Quando o casamento é pervertido (desvirtuado) da sua natureza, é altamente provável que diversos problemas se manifestem no decurso da relação, pois o sucesso do casamento requer um sacrifício (principalmente para quem ainda está construindo a vida) que muitas pessoas hoje não estão dispostas a fazer.

E esses problemas se manifestam tanto para quem se casa com as motivações erradas quanto para quem vive uma vida de casado sem se casar. Como você mesma disse, você encontrou no relacionamento uma válvula de escape para a solidão, o que considero uma razão ruim para manter-se com alguém.

Isso porque, antes de poder viver uma vida a dois, é necessário bastar-se sozinha: você precisa ser uma pessoa autônoma e independente, em todos os sentidos necessários (financeiro, emocional, etc) para que a sua decisão de viver com alguém seja livre. Caso contrário, você sempre carregará o risco de ser escrava das circunstâncias, isto é, de sentir-se presa a um relacionamento. A vida a dois tem que vir para somar, e não para dividir.