No Brasil é usual chamar o(a) próprio(a) professor(a) ou patrão(oa) pelo nome, e nos outros países e territórios?

...lusófonos? É assim também? Ou seguem o modelo dos países e territórios anglófonos e hispanófonos, que indicam chamar de Sr./ª. + sobrenome?

Quem souber, esclareça para mim sobre isso então!
02/10/2024 19h38

Depende dos professores, como se apresentam, etc.

Na universidade geralmente os professores são chamados pelo primeiro

nome.
Na escola depende, pelo último ou pelo primeiro, vai depender, teve professores que eu nem cheguei a saber o nome deles, so o último ou descobri bem tarde....

Ambos com professor/a antes de se usar o nome. Depende um pouco do professor, por exemplo uma vez tinha uma professora que toda a gente chamava pelo primeiro nome, mas de modo educado (usando professora antes) e um outro professor, na aula dele ficou indignadissimo por não usarmos o sobrenome, mas é um num milhão.

Tinha um professor que era já bem conhecido pelos dois nomes de família e era assim que era chamado... Tanto que uma vez eu peguei no livro dele, sem saber e estava a pensar que quem seria, pq n conhecia ninguém com esse nome.
Outras vezes usamos o nome de família quando o nome é de algum modo engraçado ou único (especialmente se tivermos mais que uma professora com o primeiro nome).

Costuma ser: professora Rosa, professor Areias etc.
Tem quem chame stor/a Rosa/etc mas acho brega e não gosto de usar.