Ser mãe não é fácil nesse país. Tem pouco apoio familiar, muitas vezes o pai
some, os empregos não te aceitam, você tem filho e as vezes é demitida.Não é sobre ser mãe de um filho específico, é sobre ter muitas obrigações e ter que cumprir muitos papéis sociais. Não vejo como se ela estivesse falando mal do próprio filho. Isso é uma interpretação rasa da frase, foi dita em qual contexto?
Eu curto a interpretação das culturas indígenas sobre as crianças, tem uma frase que diz "é preciso de toda uma aldeia para criar uma criança". No nosso modo de viver o cuidado e a responsabilidade acaba caindo ou sendo "o correto" a mãe arcar com as responsabilidades de criar e cuidar do filho. Você verá várias opiniões vulgares reforçando esse ponto de vista aqui.
Existe o engano da separatividade que a filosofia budista sempre toca e que nos sempre caímos. A sociedade humana para ser erguida precisa de muita união. Você pode achar que a roupa que você veste agora é sua porque você pagou por ela, mas uma cadeia de humanos foi necessária para isso existir, exigiu cuidado e manipulação da natureza até sua camisa de algodão que aquece você do frio chegar no seu corpo, não é só o dinheiro e porque tu pagou que não existiu todo esse engendramento de relações humanas.
Alguém arrou a terra, plantou o algodão, alguém regou, cresceu com a força da terra, alguém colheu, alguém transformou a matéria em uma matéria prima, alguém fez o tecido, alguém costurou, muitos transportaram de um lado para o outro, alguém vendeu na loja, alguém trouxe para você e tu tá vestindo essa camisa agora. É uma cadeia de relações humanas.
Com a mãe, todas as responsabilidades, culpas e glórias recaem sobre ela, esse é o modo de operar da nossa sociedade.