Estou com autoestima bem baixa, voltei a fumar maconha por isso. O que fazer para largar esse vício?
Infelizmente estou com autoestima, bem baixa e por isso voltei a fumar maconha (fazia 3 anos que eu tinha parado). Mas não aguentei e voltei a fumar. É muito ruim me sinto muito depressiva e ansiosa o que fazer?

anônima
Eu gosto muito do efeito da cannabis em vez de fumar maconha, coma. Produz óleos
que você não tem pico da substância e você terá efeitos brandos, duradouros e mais terapêuticos. Eu uso quase todo dia, e aí voce pode me considerar viciado, mas só uso estritamente a noite depois de 21h. Minha regra é essa, raros casos em finais de semana que eu uso de manhãNormalmente vícios, comportamentos compulsivos são sinônimos fuga, subterfúgio ou atitudes compensatórias por falta de propósito e objetivos. Você fica muito tempo na compulsão fazendo a mesma coisa e isso despontencializa você e tu deprime logo em seguida
Culpa é uma emoção que só tem função de adequar as atitudes do indivíduo dentro de um círculo social. Culpa individual e ficar se martirizando não faz sentido e não te leva a nada, só a mais remorso, mais fuga, mais vício. Se isso te causou problemas no passado, não necessariamente te causará agora, você não é nada, você é sendo. O verbo ser é um dos mais ingratos na maioria das línguas, somos um eterno devir e nosso futuro é virgem, é o agora que faz o amanhã acontecer. Aprenda com suas experiências e erros do passado e construa relações novas com as pessoas e as coisas a cada dia, tudo está em disputa e em construção.
Não sou contra cannabis, também não fico militando em incentivo. Se você é muito jovem, menor de 21 nem seria a boa usar porque seu cérebro e psique ainda estão em formação. Se você faz uso e tem paranóias e badtrips eu recomendo que não use, depois dos 30 as chances de surto psicótico e esquizofrenia são baixíssimas.
A Cannabis é a "droga" mais antiga da humanidade usada até os dias atuais. Antes de tabaco e álcool a humanidade já usava cannabis a milhares de anos. Até passagens bíblicas existe registro do uso como algo bom, "óleo de unção" muitos historiadores defendem como óleo de cânhamo, enfim...
Existem juízos e argumentos morais contra o uso, a diferença entre o remédio e o veneno é como se usa.
Amiga, desejo temperança e resiliência!