Pessoal que investe em CDI, ações, FIIS e todas as opções possíveis, deixe as dicas de investimento que mais te ajudaram, principalmente pra quem está começando ou se interessando pelo assunto.
Para quem não tem muito conhecimento no assunto, o mais recomendado é focar na Renda
Fixa, visto que não há possibilidade de perder dinheiro, sem falar que estamos passando por um momento de elevadas taxas de juros, o que é excelente para quem investe em CDBs, LCIs, LCAs, Tesouro Direto.Minha recomendação é que aproveite a maré alta para comprar bons títulos de renda fixa, especialmente aqueles pré-fixados, já que estão pagando muito bem e permanecerão assim durante todo o período do investimento, o que difere dos títulos pós-fixados, que variam o rendimento conforme o CDI/IPCA. Atualmente você encontra facilmente CDBs pré-fixados pagando mais de 15% a.a. na corretora Rico.
Também é importante manter uma reserva de emergência em um CDB de liquidez diária, para cobrir eventuais imprevistos. Para este fim, recomendo o Banco Sofisa, que possui um CDB de liquidez diária (pode sacar a qualquer momento) pagando 110% do CDI (CDI atualmente está em 11,25% a.a.).
Uma boa alocação inicial pode ser 40% em CDBs pré-fixados e 60% em CDBs pós-fixados de liquidez diária. Após alocar todo o capital, passe a estudar investimentos de renda variável e vá lentamente transferindo dinheiro dos CDBs de liquidez diária para as Ações e FIIs. O recomendado para investidores conservadores é não ter mais que 30% do patrimônio alocado em Renda Variável.
Em um nível mais avançado, você pode pesquisar sobre criptomoedas e colocá-las como uma pimenta nos seus investimentos. Pode dar muito lucro e também muito prejuízo.