Sabemos que é um sistema público de saúde bom e reconhecido, acessível a todos, mas é muito falho e carece de boas mudanças. Você acha que se o Sistema Único de Saúde (SUS) tivesse parceria com a iniciativa privada e não dependesse apenas do governo, ele funcionaria melhor e atenderia a necessidade da população? Qual sua opinião?
Claro que não! O SUS é um sistema abrangente, para se ter uma ideia o
SUS não é só uma UBS que cuida da saúde que mede uma pressãozinha, é responsável por órgãos e autarquias que regulam desde medicamentos a tecnologia de ponta na área da saúde no país.Essa conversa de eficiência é dos privatistas liberais. Nem mesmo o setor privado é isento de problemas. Basta ver as instituições privadas na área da saúde.
O SUS tem convênio com setores privados, no entanto, sem visar lucro. O que se propõe com a história de privatização é sugar o Estado através do SUS. Isso vai desde poderosas farmacêuticas há interesses escusos diversos de enriquecimento.
O SUS é o maior sistema público de saúde, referência no mundo. O único sistema público no mundo a oferecer medicamentos que muitos setores privados não oferecem transplante de órgãos que muitos setores privados não podem oferecer.
Temos é que priorizar a melhoria do SUS, começando a entender como que interesses privatistas fazem de tudo para corroer o sistema de dentro para fora. Para exatamente obter a privatização.
Eu sou contra estatais estratégicas como de energia, petróleo, serem privatizadas é entregar o que é nosso para o setor privado, imagina o setor da Saúde. Nunca seria a favor!