Sabe um problema que notei aqui em todos esses anos de participação?

Se alguém posta uma questão trazendo uma falsa premissa no título, noto que a maioria já vai tecer uma opinião com base nessa premissa, sem nem ao menos colocar o senso crítico pra funcionar.

Não sei se é por conta do receio/preguiça de entrar em uma discussão de ideias e ter que defender um ponto; se é com receio de se colocar como confrontador; ou alguma outra coisa.

Mas enfim, falo isso como uma autocrítica também e por achar que isso cria um ambiente pouco produtivo. Não precisamos discutir pessoas, mas quando são ideias, isso será positivo para todos os envolvidos.
anônimo
anônimo
28/12/2024 00h05

Não sei se é por conta do receio/preguiça de entrar em uma discussão de ideias

e ter que defender um ponto; se é com receio de se colocar como confrontador; ou alguma outra coisa.

BINGO!!!

Não precisamos discutir pessoas, mas quando são ideias, isso será positivo para todos os envolvidos.

BINGO!!!²²²

É exatamente isso, preguiça de pensar, uma mente burocratizada e mecânica. Pensar da trabalho, ficar bom pensando exige prática e leva tempo. A recompensa do exercício de pensamento não é imediata e muito menos palpavel ou mensurável, não esta diante dos olhos na era da estética visual. A discordância alida a escuta sempre sera benéfica para o intelecto, sempre. Quando se bota o EGO a frente das ideias haverá ignorância, emoções e sentimentos de injustiça e ofensa contra o EU se levantarão das sombras.

A lógica da tese falaciosa ou fraca nas perguntas/tópicos seguida por efeito manada é o que mais se vê mesmo, porque é o que mais se exercita cotidianamente também. Seguir, ser influenciado, crer, ter fé, ser militar ou militante...

A dúvida? A filosofia tão negligenciada como caminho para dar significado a vida e entender as angustias do SER ser humano? Duvidar, pensar e questionar é desamparo. A maioria não está preparada para se sentir só. Aliam-se aos outros por concordância, inserem-se e se identificam por um laço comum de um grupo. Tudo para fugir da solidão de ser um ser pensante.

Faço como autocritica também, confesso que concordo por conveniência e preguiça, muitas vezes de maneira irônica e debochada.

Excelente tópico Truman. S2