Auxílios como o Bolsa Família, Cesta Básica pelo Programa da prefeitura Cidade Solidária, Bolsa do Povo e o programa estudantil Pé-de-Meia, são úteis e ajudam de fato a população? Mesmo que não acabem com a pobreza, você acha que devem continuar?
Um dos princípios fundamentais da nossa Constituição é a dignidade humana, o Estado tem por
obrigação proporcionar meios pelos quais as pessoas possam sobreviver. Programas de transferência de renda, são recursos e renda complementares que ajudam as pessoas a terem subsídios para se manterem, para estudar e profissionalizar-se. É isso que todos esses programas proporcionam. Isso é constatado pela redução da mortalidade infantil, da vulnerabilidade alimentar, de graduações, pelo número de pessoas com habitação própria...Um Estado de Bem Estar Social, exerce essa função, cujo objetivo é mitigar a desigualdade social.
Programas de transferência além de atenuar a desigualdade social ainda geram resultados na microeconomia. Que tem peso significativo na macro e em vários setores.
Bem como há vários benefícios que o Governo Federal também cede a camada menos vulnerável na nossa sociedade, alguns desses citados no seu tópico aproveitados pela classe média como MCMV e linhas de financiamentos.FIES, Voa Brasil, outros como:
Pronampe . Acredita, Procred, Programas para MEIs, créditos para diversas áreas que vai da agricultura a indústria. Isenções Fiscais e Tributária(a mais recente chega até 7k). Para os setores mais poderosos, auxílios (muitos)como Perse, (re)Desoneração de empresas, isenções para exportações...
Ou seja, a medida em que o Estado proporciona transferência de renda para os mais vulneráveis também proporciona benefícios para os mais abastados.