Os impostos mais "justos" são: IPTU, ISS, II e o Imposto de renda (IRPF)
Por que
são mais "justos"? Esses impostos são cobrados proporcionalmente a renda e o patrimônio das pessoas, ou seja, quem tem mais pode contribuir com mais, e quem tem menos pode contribuir com menos, criando um ambiente mais justo, competitivo e harmônico. Com exceção do imposto de importação, mas esse serve para proteger o mercado interno de ser bombardeado por produtos artificialmente mais baratos vindo de fora.
Já os impostos mais INJUSTOS são: ICMS, IPVA, IPI, e FGTS.
Por que eu escolhi eles como os mais INJUSTOS?
São impostos que normalmente não levam em conta a condição financeira do indivíduo, cobrando taxas indiscriminadamente, sem considerar patrimônio e renda no momento da cobrança. Por exemplo, o ICMS é cobrado sobre um determinado bem, porém muitas pessoas não tem condições de arcar com o peso desse imposto, já para outros, esse peso é nulo ou quase isso, não fazendo diferença, prejudicando quem ganha menos. O IPVA é injusto porque você paga imposto por algo que você já comprou e pagou imposto, ou seja, você paga imposto sobre imposto. O IPI tem o mesmo caráter do ICMS. E o FGTS é um engano, a rentabilidade dele, na maioria das vezes, é abaixo da inflação, fazendo com que as pessoas LITERALMENTE percam dinheiro.
PARA RESUMIR, os impostos mais JUSTOS na sociedade são aqueles que são cobrados baseando-se nas condições financeiras do indivíduo no ato da cobrança, como imposto de renda, imposto sobre propriedade, imposto sobre lucros e dividendos, e etc...
Os impostos mais INJUSTOS sempre serão aqueles que não consideram a condição financeira do contribuinte, cobrando uma porcentagem única para todas as pessoas. Ou quando o imposto é muito alto para determinada classe de pessoa, como ICMS ou IPVA, por exemplo, que desconsidera totalmente sua condição e te cobra o imposto cheio só por você querer consumir ou continuar com um determinado bem.