Na sua opinião, o Brasil tá passando pela pior fase da indústria musical, se comparado a outras décadas atrás?

Antigamente tinha mais cantores lançando músicas de qualidade que faziam sucesso nas rádios e sempre aparecia nas tardes do Domingo Legal, na época do Gugu Liberato (nas décadas de 1990 e 2000). Hoje em dia é muito raro encontrar novos talentos musicais a ponto de fazer sucesso como antes.

Na sua avaliação, a indústria musical brasileira vem passando pela sua pior fase da história?
07/01/2025 00h43

A arte como um todo. Cinema, literatura, música. É apenas como a indústria funciona. O

norte é o lucro, então é mais seguro apostar em artistas mais do mesmo, seguir padrões por algoritmos( e agora IA), pra gente sem muito critério, que garimpar genialidade. Pra que se importar com qualidade se há quem pague pra ver cantor desafinado?

Em contrapartida, o mundo está a um clique. Você pode ouvir artista do mundo inteiro, de todas as épocas, lançamentos, sem pagar quase nada. Só garimpar.

Não adianta falar da música e dos músicos sem levar em conta o público? Molecada mais nova consegue desligar o celular 40min e ouvir um álbum inteiro?não, se ligam em música de série, filme, meme, tiktok.

Os tempos mudam. Algumas coisas para pior, outras para melhor.

O que eu mais sinto falta é do aspecto humano, tribal. Alguém trazer um disco importado, comprar um novo, e geral se reunir pra escutar. Hoje cada um monta as playlists e vive no seu próprio mundo.

Talvez seja por isso que não surjam mais movimentos orgânicos, tá tudo muito diluído. Quando se mistura todas as cores, o resultado é lama.