08/01/2025 00h01

Os caras acusam o golpe demais. Idolatram e idealizam a ditadura militar, tavam pedindo intervenção

e AI-5, mas paradoxalmente tão chorando por uma ditadura que só existe a cabeça deles e em seus grupos de ZAP.

Os que se dizem deus, pátria e família odeiam a história de uma família destruída que luta por justiça. A ironia.

Entenda que direita odeia cultura, arte e ensino. Ainda mais se for nacional(e são os supostos patriotas). Por isso demonizam professores, escolas, universidades, artistas. Vivem de idealizar uma época que não viveram e artistas e culturas dos outros paises. E por outro entenda como meia dúzia de países colonizadores. É uma mistura de vira-latice e falta de amor próprio. Leia "o povo brasileiro" do Darcy Ribeiro.

Não é coincidência a maioria dos artistas e intelectuais serem de esquerda. Não porque isso por si só denote mais talento ou estudo. Mas é justamente porque essa tosqueira pós-2013 que se autointitula direita é uma colcha de retalhos de retrocesso: crente burro, adorador de milico, fã de escola austríaca e teórico da conspiração. Maluco que nunca tirou um 8 em ciência, vira adulto e especialista em terraplanismo. Já viu terraplanista de esquerda? De direita é quase um pre-requisito.

Dito isso, prêmio merecido. A única outra concorrente que poderia ganhar seria a Tilda Swinton, baita atuação também.

Aumentam as chances do filme no Oscar de melhor filme estrangeiro. Mas a globo é muito burra, vi alguns críticos falando que muitos membros do júri não viram o filme por problema de streaming e legenda. Era pra ter mandado aquele DVD maroto desde que começaram os festivais europeus.