Como você lida com o tratamento de silêncio que recebe por parte de outra pessoa?

Estou conhecendo uma garota que utiliza com bastante frequência o tratamento de silêncio para se vingar de uma atitude minha, até mesmo atitudes que não foram intencionais ou que eu me desculpei, que reconheci o meu erro.

Peço gentilmente que levem essa pergunta a sério, porque é um problema que estou enfrentando e gostaria de respostas sinceras.
anônimo
anônimo
10/01/2025 11h27

A tática do tratamento de silêncio é muito utilizado por pessoas abusivas como uma forma

de punição,provocação, uma forma de tentar exercer controle,ou forçar o outro a agir de determinada forma.
O silêncio usado dessa maneira, é uma arma extremamente dolorosa,e cruel, já senti isso na pele.

Existem casos em que apenas se trata de um pessoa extremamente infantil, egoísta,sem um pingo de maturidade emocional. Porém, isso não anula as consequências negativas que podem atingir ao outro indivíduo,como a culpa, a confusão, angústia.

(E ainda existem casos em que a pessoa recorre
ao silêncio como mecanismo de defesa,sem intenção de machucar o outro)

Uma vez que a pessoa colocou o silêncio entre vocês, ela está impossibilitando a resolução dos problemas, então acredito que não há muito que se possa fazer,a não ser tentar uma abordagem não conflitante.

Porém,eu acho que não deveria fazer isso. Na minha opinião deveria ignorar também,pois se ficar entregando suas reações emocionais, pedir, correr atrás,se humilhar,ela entenderá que está obtendo o resultado esperado,e cada vez mais irá te colocar nessa situação, nunca irá parar,mas sim aumentar gradativamente.

Não insista, ignore-totalmente. Se ela for uma manipuladora nata, irá cansar de não receber a atenção,e de não controlar a situação,e irá por vontade própria deixar a relação, você não estará perdendo nada.

Se for apenas uma pessoa extremamente infantil,que ainda se interessa em não te perder, irá até você,se redimindo do péssimo comportamento, então você pode,e deve,expressar sua opinião sobre os fatos, sobre esse comportamento intolerável dela,se ela não se propor a mudar, você encerra o contato, já está dando chance até demais.