Para quem diz que a "taxação de pix acima de 5k é fake", lhes pergunto o seguinte:

Quantos de vocês "iluminados da globo" leram a portaria ministerial que introduz o ato mormativo ? Leram o preâmbulo que justifique a medida ?

Spoiler: Ela é de uma clareza solar qnd fala que aquelas transações acima de 5 mil reais serão monitoradas pela receita federal, com o objetivo de serem utilizados no lançamento do imposto de renda.... (ou seja para todos os fins leis e contábeis, TAXADO)...

Obs: ainda aguardando minha picanha sr. Nine... mande antes que o trump coloque sanções no agro brasileiro, por gentileza...
10/01/2025 17h50

Não, não diz isso. Para de inventar historinha.

A Receita já monitora movimentações financeiras, jêniu.

Se fizer TED acima de 5 mil, o mesmo relatório é enviado à Receita. Ela apenas incluiu agora a categoria pix nas obrigações de relatório das operadoras financeiras, de crédito. Que já existe, a cada semestre.

Exemplo, Joãozinho em 2025 não trabalha ou ganha 1 salário mínimo. Logo, teoricamente não paga imposto de renda, tá na faixa de isenção. Mas, magicamente, todo mês ou quase isso movimentou mais de 5 mil no Pix. Estranho. De onde veio, para onde vai esse dinheiro? Essa movimentação vai ser reportada. Porque aí a Receita pode averiguar, contestar ou cobrar, caso ele tenha uma renda não declarada. Ou caso ele decida declarar IR, mas alegando recebimentos incompatíveis com o relatório. Aí é só pagar o correto e fechou.

Não haverá uma taxação extra em cima das movimentações por Pix. Isso é puro papo furado.

Quem tá reclamando disso ou não entendeu a nova regra ou então sonega, omite movimentação, tem receita não declarada.

Enfim, tô adorando como de pobreza agora todo brasileiro movimenta 5 pila por mês só no Pix. A economia tá voando hein?