Olá. Eu me chamo Yódys Sephasdoulos. Sou um homem grego de 32 anos e moro em Atenas. Sei falar um pouco de português do Brasil, pois morei na Bahia por dois anos, o suficiente para aprender o PT-BR falado nesse estado do Brasil. Não sei se o Brasil todo fala como as pessoas da Bahia, se, por exemplo, o sul do país fala o mesmo português.
Ao chegar em Salvador, eu já tinha estudado PT-BR na Grécia, mas foi em vão. Na Grécia é ensinado o PT-EU (português europeu) clássico e erudito que não tinha nada a ver com o PT das pessoas na Bahia. Tive muitas dificuldades de entender.
Ao chegar em Salvador, eu já tinha estudado PT-BR na Grécia, mas foi em vão. Na Grécia é ensinado o PT-EU (português europeu) clássico e erudito que não tinha nada a ver com o PT das pessoas na Bahia. Tive muitas dificuldades de entender.

anônimo
12/01/2025 12h49
Os brasileiros não sabem como os gregos se parecem nem como agem. Não o brasileiro
médio. É também capaz que nem percebam que o grego pareça diferente fisicamente, afinal a fisionomia grega também é um fenótipo mediterrâneo, como o português e italiano - e muitos brancos brasileiros descendem de pessoas geneticamente mediterrâneas.Agora quando você começa a falar com sotaque, o brasileiro percebe. O bom seria você se familiarizar com a variante regional com que você deseja se comunicar. O Brasil é um país amplo com muitos sotaques (accentos), se você tentar aprender todos não vai dar certo, só irá ficar mais confuso. Mesmo entre brasileiros há dificuldade de entendimento de um estado para outro, e por vezes mesmo dentro dos próprios estados, de uma cidade a outra. Aqui no Nordeste, em Pernambuco, um recifense (de Recife) tem dificuldade de entender alguns sotaques do interior do mesmo estado. Isso se dá tanto pelas diferentes massas de povos que se instalaram aqui, quanto pela imensidão territorial.
Por isso te sugiro que só se familiarize com as variantes linguísticas que você quer entender, de acordo com o lugar, estado e região, e ignore as outras. Seria frustrante e improdutivo querer dominar todas, e duvido da utilidade, a não ser que você tenha um emprego em que viaje a negócios ou trabalhe com hotelaria. Procure no YouTube, por exemplo, "expressões do estado do Pará", ou "expressões da cidade de Natal", "expressões da cidade de Itajubá". Insira qualquer cidade ou estado que você queira entender mais o accento, e aprenda as expressões idiomáticas mais comuns. Isso é o mais importante inicialmente, o resto é convívio e se adaptar.