Se a pessoa me conhece eu escuto atentamente
Se for um estranho eu penso que não
me conhece ou eu não consegui me mostrar direito. Por vezes eu retruco e me defendo das críticas ou tento comunicar meu processo de pensamento para o crítico. Muitas vezes eu penso posteriormente, as críticas direcionadas a mim não passam despercebidas. Em algum outro momento de autocrítica e reflexão, se ela for uma crítica válida e razoável, vai passar pela minha avaliação e me ajudará a me tornar um ser humano melhor. Sendo professor aprendi muito com críticas, tendo tido a oportunidade de ter minhas aulas assistidas por outros professores e profissionais, eu fiz ao longo de dois anos um exercício que consistia em 3 tarefas. Uma crítica boa, outra ruim e algo que eu realizei o expectador assimilaria em suas aulas. Sempre demorava tempo para colher de fato as criticas negativas sinceras. Isso me fez evoluir exponencialmente como profissional em pouquíssimo tempo.
É preciso de um ambiente acolhedor para um aluno, te falar na cara um erro ou falha que você cometeu com uma turma ou com ele. Eu colho feedback com constância das turmas, avaliar e saber se você ta caminhando e acertando com as pessoas é essencial para evoluir.
Existe uma máxima que eu gosto de defender: entre um bom debate entre pares o que deveria ganhar sempre é a melhor ideia. Os dois ganham assim.
Naturalmente nos defendemos das ideias contrárias as nossas ações, pensamentos e valores. Mas colocar-se em cheque constantemente é a postura de aprendiz que vai fazer você sempre evoluir mais. Fé, crença, convicção é a morte da evolução pessoal.