Claro que não se compara a pobreza da África por exemplo, mas mesmo assim são países pobres se comparados a América do norte e Europa, na tua opinião oq faz os países latino americanos continuarem nesta pobreza por décadas, má gestão governamental, corrupção, ignorância da população... oq?
Começa pela exploração colonialista e termina com a divisão internacional do trabalho. Lembra das aulinhas
de geografia? Colônia de exploração e de povoamento?Porque diabos quem saiu atrás na corrida deveria estar na mesma posição de quem trapaceia e saiu na frente?
Olha aí o Trump dando seus chiliques só com a ideia de desdolarização do BRICS. Fácil demais se sustentar jogando sua divida(em forma de dólar e títulos) para o resto do mundo.
Sair da coleira do primeiro mundo passa por reinvidicar soberania. Que por sua vez passa por um movimento popular revolucionário e trabalho de longo prazo. Duas coisas que brasileiro odeia. Odeiam se organizar, montar sindicato. Acham que hashtag é movimento. Longo prazo implica em consistência. Brasileiro no primeiro baque já quer acabar com tudo. O patriotismo acabou em um mandato do mito, a moda agora é ser anti Brasil, bostil, meu sonho é lavar banheiro em Miami.
Olha aí a China. Comeu o pão que o diabo amassou por quase 2 séculos e hoje tá voando. O brasileiro acha lindo os deputados de direita irem aos EUA pedirem sanção ao próprio país. Tem futuro? Os caras agindo como puta colonizada de um país que tá cagando pra gente.
Já a América do sul, caíram na conversa mole dos EUA, implementaram ditaduras militar e o máximo que teve foram voos de galinha. Aí a mesma galera que reclama que falta investimento, reclama que governo gasta demais. Falta escola, hospital, estrada, mão de obra especializada.... Mas sem gerar inflação e desagradar mercado, e com teto ainda por cima, ok? Esperam que governo seja estilo Jesus, alimente uma galera usando meia dúzia de pães e peixes.
São os desenvolvimentistas de Schrödinger. Queremos investimento sem precisar gastar para investir. Confia.
E não se iluda, a água já tá batendo na bunda em boa parte desses países de primeiro mundo. Olha a dívida pública dos EUA, a crise na Alemanha. O presidente da Coreia foi preso, quase meteu golpe. O G7 vive dos louros do passado.