Por que parece que antigamente os relacionamentos duravam mais?

Vejo muita gente hoje de 60, 70 anos ainda casada, não é raro. As pessoas toleravam mais defeitos e erros do outro? É meio frustrante
16/01/2025 23h03

Antigamente, o então Código Civil de 1916 dava o Pátrio Poder ao homem, ou seja,

ele tinha o controle da esposa e dos filhos. Isso, na prática, fazia com que resultasse em vários casamentos e a relação era duradoura porque o divórcio só passou a existir em 1977, e isso por meio de uma grande burocracia.

Depois que veio o Código Civil de 2002, revogando a do século passado, as coisas mudaram. O Poder Familiar passou a ser dividido entre os cônjuges, e anos depois, foi aprovado a Lei Maria da Penha, que pôs fim ao controle abusivo do marido, já que, na falta desta legislação, o homem ainda se apropriava do controle que ele tinha à disposição da companheira.

Portanto, com a principal lei que beneficiou a mulher a pedir medidas protetivas contra o parceiro, o sistema de relacionamentos foi mudando, e casamento hoje já não é mais atrativo como antigamente. Os homens estão aprendendo a dedicar sua vida sozinho, sem precisar construir vínculo amoroso com alguém.