Por que parece que antigamente os relacionamentos duravam mais?

Vejo muita gente hoje de 60, 70 anos ainda casada, não é raro. As pessoas toleravam mais defeitos e erros do outro? É meio frustrante
16/01/2025 23h50

Ótima pergunta! A minha resposta é mais abrangente e envolve outros aspectos da vida, além

dos relacionamentos. Eu sinto que atualmente tudo é mais efêmero (passageiro, rápido, evanescente). Vivemos em um mundo extremamente conectado, com várias possibilidades, informações e opiniões diversas. Isso acelera o tempo, dá a sensação de mil e uma coisas para fazer e torna as relações mais passageiras, pois em meio a outras possibilidades de relacionamentos a um clique (inclusive aqui nesse site, dependendo do caso), o relacionamento atual pode ser facilmente substituído.

Em geral, não se costuma dar valor para aquilo que se tem fartura. O que é mais precioso: areia ou diamante? Antigamente, relacionamentos eram mais difíceis de ser construídos, até por conta da repressão sexual e dos costumes mais engessados. Isso de certa forma valorizava a relação e tornava ela uma conquista. Hoje em dia, com o advento das redes sociais, há um "cardápio" extenso e variado, o que torna os relacionamentos menos valiosos e mais passageiros.