Destrancar a faculdade, dúvidas!

Cursei 1 semestre de Psicologia em 2023 e tranquei, pois não sabia se era isso mesmo que eu gostaria de exercer. Como ganho um salário mínimo e trabalho com telemarketing (algo detestável pra mim), estava bem puxado, pois eu atuava na escala 6x1 e eu queria muito fazer uma viagem pra fora do Brasil nas férias, não dava pra fazer os dois ganhando um salário mínimo. Graças a Deus consegui. O problema é que onde trabalho não tenho convênio médico e não consegui fazer terapia. Então as dúvidas permanecem. Tenho Fobia Social e esse inclusive foi um dos motivos que me fez desistir. Sempre penso: "Como vou ajudar alguém sendo que eu preciso de ajuda?". Só que o tempo está passando, já estou com 32 anos e até o presente momento não consegui sair do telemarketing. O ser humano é tão insuportável, tenho muita dificuldade de encarar lugares tóxicos com disputa de egos, principalmente cursos da área de humanas, onde existem opiniões diferentes e um olhar torto pra mim simplesmente me deixa desconcertado e sem argumentos caso eu esteja dando a minha opinião ou fazendo uma pergunta em sala de aula e eu perceba que tem alguém de cara feia ou aqueles burburinhos do tipo: "Aff" , "Cada pergunta". Já pesquisei de tudo na internet e vi que não compensa fazer faculdade com o intuito de ter um bom retorno financeiro. Faculdade é bom pra quem quer atuar naquela profissão que escolheu graduar. Não sei porque não me sai da cabeça a hipótese de exercer esse curso. Talvez pelo fato de eu ter feito terapia e gostei. Sou muito introvertido e pra mim o fato de trabalhar em uma sala ouvindo uma pessoa é algo que acho interessante. Me considero um bom ouvinte e sou questionador.
Queria me interessar por um curso que não houvesse tanta exposição e trabalhos em grupos. Não sei me impor, não gosto de conflitos.
18/01/2025 09h04

Bom olhando o sua pergunta eu observo que você tem várias questões a abordar. Aparentemente

você está ansioso pois o tempo está passando seus objetivos e suas metas não estão sendo efetivados da forma que você queria.
Acho que uma das primeiras coisas a se fazer é parar imediatamente com qualquer tipo de comparação inclusive as que você mesmo imputou a si.
A realidade é que a grande maioria da população está igual ou até numa situação inferior à sua, não estou dizendo isso para te aliviar ou para piorar a sua situação mas sim que o que você está vivendo é apenas a realidade.

Eu estou com 35 tenho muitos problemas parecido com o seu e às vezes me pego também ansioso me preocupando com tudo mas o fato é que não adianta tentar lutar contra isso mas sim de forma efetiva continuar trilhando o caminho ainda que seja com os passos curtos mais firmes ao invés de tentar passos longos e incertos.

Essa conversa é longa e complexa tem vilões e culpados, tem escolhas certas e escolhas erradas, tem vitórias e derrotas e isso tudo é a vida.

Tem uma teoria da curva de pareto que diz que 20% das ações influenciam 80% das outras coisas.
Eu indico sempre o básico porque o básico é o que geralmente alavanca as outras coisas então se você sempre focar em treino, dinheiro e estudo. Talvez obtenha resultados satisfatórios em um ano.
E claro de forma indispensável mesmo quando a fé faltar sempre busque a Deus aos ensinamentos que eles nos deixou.