O que a esquerda brasileira pensa sobre Milei?

O cara simplesmente tá conseguindo "desquebrar" a Argentina
Ela teve seu primeiro superávit em 14 anos! (Quando o país consegue gastar menos do que arrecadou de impostos)


PS: Ele não se diz nem de esquerda e nem e de direita, mas um libertário.
18/01/2025 15h46

Aumentou desemprego e pobreza saltou para 53% da população.A dívida pública aumentou. Superativ primário se

refere ao ano corrente, o que arrecadou e o que gastou em 2024, não leva em conta dívidas anteriores, futuras nem implica em investimento real(ex: caso use para pagar dívida).

Engraçado, no Brasil é o contrário, pobreza e desemprego em queda. Crescimento econômico acima do esperado pelos especialistas: ruim. Troca o nome milei por lula, com os bons e maus resultados dos dois países, e veja a mágica acontecendo.

A medida dele visa dolarizar a economia, cortando gastos e estabilizando o câmbio. Só que o problema tá na taxa de juros, pra atingir os tais 45 bilhões em reservas(o que estima o FMI ser o necessário pra poder investir e ter crescimento real e moeda estável). Vai ter que aumentar a taxa pra tornar o investimento mais atrativo. Argentina praticamente não tem indústria. Como atrair capital estrangeiro? Taxa de retorno, vulgo juros, mais atrativos. Mas elevação da taxa aumenta os preços, pra um país que já tá com desemprego aumentando, inflação alta, e consumo em queda.

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2024/10/argentina-tem-maior-queda-no-consumo-em-pelo-menos-dez-anos-indica-pesquisa.shtml

Aí tá num impasse: corta os juros pra aquecer a economia, ou sobe pra garantir mais dólares no curto prazo. Já tão falando em novo empréstimo ao FMI. É o ciclo vicioso desde os anos 90.

Milei tem se mostrado menos maluco que em campanha. Daqueles delírios de romper com Brasil, Mercosul, china e os comunistas, tá todo saltitante e cheio de graça com pires na mão pro Xi JinPix. Única doidera que insiste é em fechar o Banco Central.

https://investnews.com.br/the-wall-street-journal/mesmo-com-criticas-milei-nao-consegue-se-dissociar-da-china/

Vai conseguir? Vai sacrificar as políticas sociais? E a oposição? E a câmara? E o mais importante, o povo vai aguentar?

O tempo é o senhor da razão.