Tem algum advogado aqui? Tenho dúvidas sobre questão processual.

Meu irmão tinha uma empresa com 900 funcionários, ele fez com que meu pai assinasse um documento, alegando que era um documento de rotina. Mas esse documento era uma abertura de CNPJ, e meu irmão se colocou como sócio nessa empresa.

Ele fez empréstimos bancários e faliu, os funcionários sem salários, jogaram no Pau, e encontraram esse documento assinado pelo meu pai. Então a Justiça está tirando 70% do INSS do meu pai, e meu irmão está foragido.

Hoje no enterro do meu tio, meu irmão tava la, e pedimos ajuda dele pra levar meu pai na Vara da Justiça pra tentar apelar pro Juiz a liberação do desconto no INSS do meu pai. Mas meu irmão falou que não vai levar, por que não tem tempo e falou pra eu levar ele de ônibus. E meu pai e minha mãe estão com câncer, eu sou o mais novo e fui o filho que ficou para cuidar deles, então só ele poderia levar de carro, pois eu não tenho CNH. As vezes pego no volante pra levar ele nas consultas, mas é irregular, então to evitando.

Minha dúvida é: Eu consigo reverter essa situação, se eu entregar ele para a Justiça? Ou a situação vai ficar na mesma pro meu pai?
31/01/2025 14h18

Seu pai pode tentar provar que foi enganado quando assinou esse documento, e se conseguir,

dá pra tentar anular essa inclusão dele como sócio e parar esse desconto no INSS. Agora, sobre entregar seu irmão, isso pode ajudar no processo criminal contra ele, mas não necessariamente muda a situação do seu pai no cível. O ideal é um advogado mesmo, porque dá pra entrar com ação anulatória e até pedir uma liminar pra suspender esse desconto enquanto tudo se resolve