01/02/2025 02h20

Uma lei em si não muda bosta nenhuma, o que muda e deve mudar é

a mentalidade das pessoas.

O fim da escravidão veio por vários motivos, a princesa Isabel apenas cedeu a pressão da época. Vários países abolindo, a mídia cobrando o fim do modelo, os intelectuais debatendo a respeito, e claro, a revolta e indagação dos próprios negros escravizados, tudo isso somou para que resultasse em uma lei que abolisse aquele regime.

Na época, as pessoas ficaram cansadas de lutar por um modelo que se mostrava falho por diversos ângulos. Muitos também começaram a se sensibilizar pelas pessoas que estavam sendo escravizadas, então as coisas foram mudando aos poucos.

Até hoje, na África, há lugares onde ainda existe esse modelo. Era um modelo extremamente comum no passado, tanto que a África exportava escravos (negros) para os europeus em troca de mercadorias. Isso funcionou tão bem no início que virou um negócio bem lucrativo.

Porém, a escravidão não começou com os africanos e muito menos com os negros. A escravidão remonta tempos antigos, de fato era um modelo socioeconômico que, graças a Deus, foi rechaçado.