O Trampi foi fazer graça e a China colocou taxa pra eles e tirou as do resto do mundo. Limitou a produção de matéria prima prós EUA tbm, sem falar de outros boicotes. Acho que os EUA vão se ferrar. O que acham?

anônimo
Para mim, a Suíça devia jogar os EUA para um lado, a China para o
outro, a Rússia para outro e ser a super potência, pena que não tem população para isso.A tradição pela liberdade e respeito ao direito a privacidade na Suíça é implacável.
Cá entre nós, confiaria teus dados na mão de uma empresa americana, russa, chinesa ou SUÍÇA? Só se o cara for muito mané para escolher qualquer uma que não seja a Suíça.
O país tem um sistema político realmente democrático onde um grupo de indivíduos eleitos revezam a presidência.
Os cantões (estados) tem liberdade administrativa para adotar suas próprias regras locais, estimulando a eficiência de cada região.
O país preza pela liberdade individual e direito à privacidade de empresas e indivíduos.
O país consegue mesclar uma alta competitividade, liberdade econômica, e programas sociais de alto nível, sem o prumo da coisa.
Bem, a desigualdade e o desemprego são baixíssimos, a infraestrutura é de primeira linha, a moeda (franco suíço) é forte e respeitado, enfim... não há país estruturalmente melhor do que a Suíça, véi.
Agora, com exceção desse país maravilhoso que é a Suíça, ainda prefiro os EUA como super potência a ter que conviver com chineses e russos como nova. Países que são autoritários d+. Não que os EUA não seja, ainda mais com esse maluco do TRUMP falando besteira, mas ainda assim é um país que tenta ser mais maleável do que a China e Rússia, onde o governante/partido único detém praticamente todo o poder do país. Se de repente um desses lideres decide invadir o Brasil ou sei lá, não haverá nenhum sistema de "feio" para impedir isso.
Para mim, a ordem de preferência de super potência seria: Suíça > União Europeia > EUA > China > Rússia.