22/02/2025 01h19

O dinheiro é apenas uma mercadoria como qualquer outra, um produto, por assim dizer. Quando

tem ela em abundância no mercado, os demais produtos ficam mais "raros" em comparação com o produto moeda, portanto mais caros. E quando falta o produto moeda, os demais produtos ficam "em excesso", e o preço deles caem.

Por isso que imprimir dinheiro é uma das formas mais clássicas que governos usam para destruir a economia de um país. Com a bandeira contra a pobreza, sem atacar o real problema, muitos governos simplesmente imprimem dinheiro pra pagar dividas ou distribuir sem a menor responsabilidade, o resultado disso é uma desvalorização do produto moeda e assim sua perda de poder de compra.

Como os trabalhadores são pagos em produto moeda para ser trocados por outros produtos posteriormente, uma desvalorização do produto moeda ocasiona uma perda de poder de compra desse trabalhador, empobrecendo-o.

É por isso que é tão importante o controle de câmbio do produto moeda, isso mantém o poder de compra do trabalhador, além de ajudar na estabilização econômica ao país, dando mais previsibilidade aos agentes econômicos.