Já perceberam o "cristianismo" evangélico é basicamente judaísmo com alguma pitada de cristianismo?

Para mais além da diferença de infraestrutura (as igrejas católicas são grandes catedrais) e o foco no rito e na tradição liturgica tradicional (ex: coro gregoriano como música, uso do latim ecumenico, Eucaristia etc. ) no catolicismo (assim também no cristianismo ortodoxo eslavo) se foca verdadeiramente no novo testamento, ou seja na vida de Jesus e seus discípulos (que deveria ser o enfoque de todo dito cristão). Mas nas evangélicas (uma das muitas vertentes do protestantismo) em especial nas neo pentecostais, o enfoque é no velho testamento (torá judaica) ou seja, é quase que um "judaísmo com pitadas de cristianismo" o que para mim sinceramente n faz sentido algum, é só mais fácil se converter ao judaísmo, os caras põe mais enfoque em profetas como Moisés e David (judaísmo) do que Jesus e seus seguidores (cristianismo), isso sem falar na aparente repulsa a figura de Nossa Senhora e a simbologia da cruz (sim acredite se quiser, você não encontra uma cruz sequer em uma igreja evangélica)
27/02/2025 09h22

Você está generalizando. Existe muita diversidade de pensamento no protestantismo. Os luteranos até ícones têm.

Os anglicanos têm santos. A repulsa por Maria é, na verdade, só uma repulsa ao catolicismo. E a repulsa à cruz (que é bem menos generalizada do que a por Maria) também. E o judaísmo rabínico é mais diverso ainda. Existem vertentes até ateístas, além de serem (conforme são menos ateístas) esotéricas, devido à cabala, e ritualistas, devido à tradição judaica sempre ter sido, duas coisas que os protestantes costumam ter repulsa.
Os pentecostais só tentam se aproximar de uma versão idealizada que têm do judaísmo, mas não passam nem perto. E você está colocando todos os evangélicos dentro do pentecostalismo.
Mas é um fenômeno em crescimento entre os protestantes, em geral, realmente. Já vi até presbiterianos com um afeto incomum com o judaísmo. Tenho pessoas próximas que frequentam uma igreja batista e não me parece ser nem um pouco assim. Eles parecem focar mais em Jesus (que é a antítese do Judaísmo), mesmo.