anônimo
anônimo
01/03/2025 15h14

Trabalho com tecnologia, e não é questão de acreditar, é um fato.

As informações que o

Edward Snowden vazou sobre as capacidades da Agência de Segurança Nacional (NSA) dão detalhes sobre isso:

- O programa DROPOUTJEEP já permitia a ativação remota do microfone, da câmera, da localização (GPS), e permite interceptar SMS em iPhones, antes mesmo de surgirem ferramentas mais eficazes como o Pegasus.

- O Pegasus (e outros como o FinSpy) permite interceptar e forjar o desligamento do aparelho celular (a tela fica desligada, nenhum led acende e nenhum som é reproduzido), de modo a impedir que o usuário saiba que o aparelho está desligado, além de fazerem tudo o que foi mencionado anteriormente.

- O programa PRISM dá à NSA acesso direto a todos os dados do Google, Apple, Microsoft, Facebook (Instagram e WhatsApp pertencem ao Facebook e estão incluídos).

- O programa MUSCULAR dá à NSA acesso direto ao backbone da Internet, permitindo a interceptação de dados de telecomunicações (telefonia e Internet) de praticamente todas as pessoas ao redor do mundo, e por meio dele a NSA interceptou dados não criptografados antes mesmo de eles chegarem até os sistemas internos do Google e do Yahoo.

Fora outros programas como XKEYSCORE, DISHFIRE. A única medida que oferece maior segurança é desconectar a bateria, mas como os celulares modernos são selados e a bateria é não-removível, não tem muito o que fazer.