Sim, o Brasil tem partidos em excesso, se por um lado, isso aumenta a democracia,
pelo outro, isso prejudica o próprio funcionamento da democracia, uma vez que a política do país fica muito fragmentada, gerando instabilidade política e econômica. A governabilidade também fica difícil, o que dificulta grandes projetos de país.Não há motivos para ter vários partidos, até porque, no fim das contas, eles se juntam em troca de favores para criar um super partido, ou criam partidos por ideias idiotas, sem algo mais completo, com um projeto de país.
Os países mais ricos e poderosos do mundo tem poucos partidos, dentre eles podemos citar de cara os próprios EUA, a China, e a Rússia.
A fragmentação da política brasileira atrasa nosso desenvolvimento, pois antes de que qualquer grande projeto ou obra seja feita, precisa do aval de toda a burocracia e que atenda a todos os partidos antes de ir a votação, o que não é fácil no Brasil.
Infelizmente, nossa constituição é muito complexa e cheia de baboseiras que também atrapalham nosso desenvolvimento. A própria constituição deu poder demais ao STF que, basicamente, se intromete em qualquer decisão hoje em dia.
Se de repente, o presidente quer construir ou explorar uma área para investimentos, mesmo que os parlamentares e o presidente concordem com o tema, o STF pode se intrometer porque, segundo a lei, pode estar violando algum tratado de milhares de anos que não faz mais sentido nos dias de hoje, então é complicado. Nossa constituição é ruim, a formação dos poderes é ruim, a política é ruim, é tudo muito ruim... fica muito difícil fazer um projeto de país com essas leis tão arcaicas e opressivas.