A psicologia está saturada de bons profissionais?

Ou os profissionais da psicologia apenas são clichês demais?
O que leva alguém a procurar um profissional para tratar de problemas que talvez o próprio psicólogo esteja passando?

Veja bem, se uma pessoa sabe de tudo sobre si mesma, porque ela iria até um profissional que apenas segue por um caminho já definido por manuais? Parece tudo muito engessado.

Eu sei tudo sobre mim, tudo que me leva a ser como eu sou. Sei do porque de cada passo que dou, e sei exatamente o caminho do tratamento que os profissionais indicariam, pois eles são muito previsíveis.

Um exemplo disso, é o meu caso. Eles iriam utilizar antidepressivos ou até terapia cognitiva para tentar inverter a minha falta de interesse nas relações humanas, e na minha baixa produtividade de emoções negativas e positivas. Ou na minha apatia generalizada. Mas, porque diabos eu iria querer isso?!
04/03/2025 05h19

Ironicamente ou não, você seria o paciente perfeito, veja, a maior dificuldade de um psicólogo

não é seguir um manual ou explicar para fulano o que ele tem e sim fazer com que um paciente aceite o que tem e que queira realizar um tratamento.

A maioria das pessoas não aceitam os problemas que possuem, a maioria não segue as orientações dos psicólogos, tão pouco conseguem perceber os comportamentos tóxicos/prejudiciais que fazem todo dia.

Infelizmente muitas pessoas ainda acreditam que psicólogos são uma espécie de amigo que serve para ouvir os seus desabafos e que esse amigo irá te apoiar mesmo quando você estiver errado.

No seu caso, basicamente, você tem meio caminho andado, ou seja, você já sabe o que tem, sabe o motivo de agir assim, basta apenas dar uma oportunidade para a psicologia, existem várias abordagens e vertentes psicológicas, eu sinceramente duvido que você saiba todas ou consiga prever igual você diz, tenho quase certeza que você está se referindo a vertente terapia cognitivo comportamental, a mais famosa, mais divulgada e provavelmente a mais "previsível" justamente por estar em todas as mídias.

Se você for uma pessoa curiosa, eu te recomendo ler o livro "Talvez você deva conversar com alguém" - Lori Gottlieb. Que pasmem, ela, uma psicóloga, faz EXATAMENTE os mesmos questionamentos que você, inclusive, ela julga um psicólogo, achando que ele é muito previsível.