Eu nunca tive paciência pra leitura. Sempre tive dificuldade em me expressar também. Na faculdade, a gente tem que ler livros e acontece que eu leio, releio e não entra na minha cabeça. Eu levo uma eternidade pra sair de uma página. Releio e não entra na minha cabeça. Isso me deixa irritado. Me faz questionar se eu tenho TDAH, se sou autista. Ou talvez seja falta de costume. Acho tão bonito quem sabe se expressar e é articulado.
Eu além de falar baixo, tenho um tom de voz muito ruim e tenho uma dificuldade absurda de me expressar, por isso muitas vezes prefiro ficar quieto.
Eu além de falar baixo, tenho um tom de voz muito ruim e tenho uma dificuldade absurda de me expressar, por isso muitas vezes prefiro ficar quieto.

anônimo
06/03/2025 23h57
Ao contrário do que muitos pensam, leitura não é como caminhar num parque, que você
pode fazer passivamente, sem muito esforço. É algo que requer treino e prática deliberada. No início é muito difícil, mas com o tempo torna-se mais fácil.Tudo que você relata é comum para pessoas que não têm muita prática de leitura. Antes de pensar em transtornos ou anomalias cognitivas, é preciso garantir que você pelo menos fez um esforço contínuo e, principalmente, ativo, de aprender a ler, e eu não estou convencido disso.
O que recomendo é que você escreva enquanto lê, e que, a cada frase lida, responda as perguntas:
- Sobre o que é que está sendo falado nessa frase?
- O que é que eu sei sobre esse assunto? Como isso que acabei de ler se relaciona com os meus outros conhecimentos?
- O que essa frase tem a ver com as ideias citadas anteriormente no texto?
Se necessário, anote as respostas. Anote qual é a ideia central em cada página do que você lê, depois compare-a às outras páginas que anotou, e veja se são ideias que se opõem ou se elas se completam, ou se as ideias simplesmente especificam/exemplificam mais o que foi dito anteriormente, enfim, anote qual é a relação entre elas.
No início você vai ter dificuldade de se lembrar até do último parágrafo que leu, mas, à medida que for praticando esse esforço de manter sua mente ativa e ligada ao texto, com o passar do tempo a necessidade de anotar deixará de existir, pois o seu cérebro se acostumará a responder todas as perguntas o tempo inteiro.
Boa sorte.