Pagar ou não pagar os 10% do garçom?

Acha justo ter q pagar algo a mais para alguém fazer o trabalho dela?
Isso seria a cultura da gorjeta Norte Americana sendo implementada no Brasil?
07/03/2025 10h03

Não acho justo cobrar automaticamente os 10% na conta. Pra mim vale a pena quando

o garçom é muito prestativo. Por exemplo, a cozinha já tá fechando e ele convence o chef a fazer um prato. Numa confra de fim de ano em um bar, o garçom pediu pra algumas mesas trocarem de lugar pra poder juntar as nossas. Aqui a cultura vai se moldando. Eu mesmo tenho meus botecos e garçons de confiança, dependendo do meu humor ou quando vejo que estão naquela correria, sempre jogo uns 20 conto direto na mão deles quando cumprimento.

Esse negócio de cultura de gorjeta é engraçado. Nos EUA é tão enraizado que inclusive são taxadas pelo governo, muitos estados pagam menos pela hora trabalhada no setor de serviços já contando com o adicional, a discussão nos debates era sobre diminuir ou zerar, tanto Harris como Trump defenderam essa bandeira de zerar.

No Japão é o contrário. Dar gorjeta é um insulto. Parece que ou você não esperava um bom serviço, ou precisa dar um incentivo pro funcionário trabalhar direito ou pior, tem pena dele. A mentalidade lá é de que já são pagos para fazer um bom serviço. Se o salário é baixo eles que resolvem com o patrão ou buscam outro emprego.

Outra coisa que sou contra é courvet artístico. Quem contrata o músico que se acerte com ele. Primeiro que não tem como o coitado do musico saber quantas pessoas entraram. Cara cobra uns 300 conto por 2h e só de courvet o bar ganha uns 800, fora o consumo. Pior é eu ter que pagar pra ouvir músico ou repertório ruim.