De onde será que vem a consciência?

O que difere você de um objeto inanimado? Você sabe que você existe e você sabe que você é único, ao olhar para um espelho e ver seu reflexo, você sabe que o que está ali é você, mas como isso acontece? Por que a matéria simplesmente em um momento do universo decidiu que "A, a partir de agora vamos ter consciência" e surgiu o ser humano, ok que isso aconteceu em bilhões de anos de evolução, e os primeiros organismos eram unicelulares, mas mesmo assim é muito estranho conceber, tudo isso aconteceu especificamente pra que simplesmente o universo conseguisse de certa forma experimentar a si mesmo, sem consciência no universo, é como se ele não existisse, sem ter uma consciência pra observar o universo em algum momento de seu período de vida, o começo meio e fim são a mesma coisa, o tempo só existe pra consciência, não é à toa que teoricamente se passaram 14 bilhões de anos pra você nascer desde o surgimento do cosmos e você "nem percebeu" esse tempo, bem como o espaço a sua volta e o universo como um todo, isso é inconcebível pra mim, e o pior de tudo é que o que eu simplesmente acabei de falar aqui não é nem a ponta do iceberg, tem muito mais coisa envolvido nisso que simplesmente eu não tenho vocabulário e nem raciocínio pra desenvolver, mas que eu sinto dentro de mim a complexidade que é tudo isso. Desabafei desculpa
anônimo
anônimo
07/03/2025 23h46

Isso tudo é hilário.

Qual é a evidência de que a consciência evoluiu entre as espécies?

Os macacos, seres supostamente mais próximos dos humanos, não conseguem desenvolver nem mesmo ferramentas.

Recentemente saiu nos portais online uma notícia de que um artigo científico teria sido publicado relatando que macacos foram avistados lascando pedra, e a notícia trata isso como sendo evidência de que eles estivessem evoluindo para uma forma primitiva do homem neandertal que viveu durante a Idade da Pedra Lascada. Porém, o próprio artigo científico detalha que a lasca da pedra é um fenômeno acidental, e não intencional, ao processo de o macaco realizar a atividade de percussão (bater uma pedra na outra). Eles não usam a lasca para nada.

Nenhuma espécie de animal exceto o humano é conhecida por ter consciência, isto é, uma capacidade racional de interpretar e agir no mundo. Os animais têm uma sensibilidade inata/instintiva, mas não uma inteligência que permita a eles algum tipo de reflexão moral, apreender a linguagem e, principalmente, engajar em algum argumento lógico, convencer-se dele ou, ainda mais, compreender conceitos abstratos, deliberadamente seguir normas e leis, etc. O que há é condicionamento.

Além disso, é interessante ver como a sua descrição sobre a evolução é teleológica, trata o universo como tendo intencionalidade, quando na verdade os evolucionistas dizem que o processo evolutivo se dá ao acaso. Por exemplo: "tudo isso aconteceu especificamente PARA que simplesmente o universo conseguisse de certa forma experimentar a si mesmo". Ora, se é um fenômeno totalmente ao acaso, então não há uma finalidade, não pode haver uma vontade ou objetivo do universo de "experimentar a si mesmo".

Aliás, esse é um dos maiores problemas da teoria da evolução: a ausência da causa final aristotélica. Se tudo é ao acaso, se não há uma finalidade no processo, então tanto faz que os seres evoluam ou não, que sobrevivam ou não, que se reproduzam ou não.