15/03/2025 21h41

É justo uma pessoa nascer num lar pobre e todo fodido sem ter acesso a

serviços e bens básicos de vida?

A questão sobre o que é justo dentro da sociedade é muito complexa, amigo.

Do mesmo jeito que não é justo o governo tributar a herança de alguém cujo os pais ralaram para que ele pudesse ter uma vida bacana, não é justo deixar totalmente a mercê crianças que nasceram sem essa sorte com uma vida medíocre e ferrada.

Olhando pelo o que é mais "razoável", podemos dizer que é menos justo deixar a criança pobre sem respaldo do que tributar a criança rica que ainda vai continuar tendo uma vida bacana mesmo após a tributação.

As duas coisas não são justas, mas a criança pobre ainda está em mais desvantagem do que o herdeiro rico, pode apostar.

Por essa razão, não vejo problema com o estado querer tributar heranças de família abastadas, desde que o dinheiro fosse bem direcionado e redistribuído, e a herdeira não fosse severamente prejudicada com essa tributação, fora isso, acredito que todos ganham.

Até os EUA que é dito o país mais "capitalista e liberal" possui um imposto sobre herança bem robusto, e detalhe, não é pouco. Não entendo essa preocupação das pessoas de direita aqui do Brasil por se preocupar com isso, há impostos muito mais perversos com a economia e com a vida do pobre do que essa. Dois exemplos que prejudicam os mais pobres é a cobrança de imposto sobre folha de pagamentos e o imposto sobre o consumo, que penaliza as famílias mais pobres.

Ricos, mesmo sendo tributado, ainda consegue se proteger e seguir rodando bem, o pobre, quando é tributado em excesso, como no Brasil, só toma no cu.