Como se recuperar após o fim de um relacionamento tóxico?

O que você faria para se recuperar de um relacionamento onde a pessoa tinha acesso a suas conversas, seu Instagram, sua localização em tempo real e ainda por cima controlava com quem vc podia ou não conversar, onde podia e n podia ir e sempre tinha que ficar contigo grudado para todas as coisas?

Após o término desse relacionamento, como curar as feridas? Sendo que ainda sente algo por aquela pessoa?
16/03/2025 19h25

Pesquise sobre relacionamentos tóxicos por profissionais da saúde mental e vc vai descobrir que em

um relacionamento tóxico, quando vc termina com a pessoa é acionado uma área do seu cérebro que é a mesma acionada quando um usuário de drogas fica longe dela. É chamado de abstinência. Veja que em ambos os casos, a situação não está fazendo bem para o indivíduo e msm diante disso ele continua sentindo falta e muitas vezes recai. Sabendo disso vc se posiciona melhor diante da situação. Vc não está morrendo de amor pela pessoa, mas o seu cérebro se acostumou com ela, e a falta dessa figura familiar faz química no seu cérebro. Te fazendo sentir raiva, ansiedade, insônia, crise do pânico e até depressão.
Depois de entender isso vc deve então usar as ferramentas certas para lidar com essa situação tão complicada. O usuário de drogas precisa manter distância da substância, em diversos casos precisa até se isolar da população e, isso acontece para que o cérebro consiga se adaptar noutra rotina que independe da droga.
No relacionamento tóxico vc deve fazer o mesmo. Manter distância. Apague contato, fotos, exclua das redes sociais e evite o máximo que vc puder essa pessoa.
Aproveite o tempo só para aprender sobre autoconhecimento e se reconectar com a sua pessoa individual. Tenha rotina de auto-cuidado e uma atividade física é de suma importância. Nessa primeira fase, se vc puder fazer caminhadas e de preferência pela manhã, vai te ajudar muito: durante a caminhada vc consegue colocar os pensamentos em ordem e entender a atitude que cada situação exige. Mantenha-se perto da sua rede de apoio.