Desemprego no Brasil atingiu níveis historicamente baixos, então não era a hora lei de oferta e procura fazer aumentar os salários e benefícios?
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2025/03/14/falta-mao-de-obra-mercados-estao-a-caca-de-trabalhador-em-8-funcoes-chave.amp.htm
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2025/03/14/falta-mao-de-obra-mercados-estao-a-caca-de-trabalhador-em-8-funcoes-chave.amp.htm
Não é bem assim que funciona.
As empresas pagam o que podem/conseguem e não simplesmente
o que querem. Tanto é que muita empresa chega ao ponto de declarar falência porque não consegue mais se sustentar. As pessoas acham que as empresas escolhem o salário assim, livremente, mas as empresas tem muitos custos operacionais, prejuízos naturais de todo negócio, fora os terríveis impostos que o estado brasileiro adora sugar das pessoas e empresas deste país.
As ofertas de emprego estão ruins porque o país vai mal, o governo não faz o dever de casa, a produtividade não aumenta, a moeda se enfraquece, os juros e a inflação sobem, então... não é tão simples as empresas decidirem o quanto vão pagar aos funcionários, tudo é uma questão estrutural ligada uma a outra.
Dai sempre aparece os pseudo comunistas para dizer que empresário X faz milhões/bilhões por ano e bla bla bla... Só que isso é minoria, empresário ricaço é a minoria. A maior parte dos empregos são de pequenos negócios, empresas de serviços, pequenas, que não conseguem pagar altos salários dentro de um contexto ruim de país.
Então, deixando claro esse ponto, o fato dos salários não aumentarem é porque a economia não sustenta, as empresas já estão sufocadas, não conseguem simplesmente pagar mais.
Vou te dar um exemplo na prática:
Se você fábrica um produto X pra vender a R$ 15 no atacado e os custos de produção desse produto são R$ 10 reais a unidade, simplesmente você não vai conseguir baixar menos de 10 reais porque esse é custo operacional desse produto, qualquer centavo a menos do que isso, será um prejuízo brutal. Na verdade, mesmo que você venda por exatos 10 reais, você já estará tomando prejuízo só por não estar lucrando com isso.
No mercado laboral funciona mais ou menos assim, se a empresa não consegue contratar mais ou aumentar salários, não tem o que fazer, simplesmente porque essa é a realidade da empresa. Não é porque o desemprego está baixo que milagrosamente a empresa vai pagar mais.